I – Programa Jean Monnet
Convite à apresentação de candidaturas: Programa Jean Monnet – Ensinar Estudos Europeus em Universidades de todo o Mundo

Designação:

Objectivo:
A Acção Jean Monnet (actividade principal do Programa Jean Monnet) destina-se a aumentar os conhecimentos sobre a integração europeia através da promoção do ensino, investigação e debate sobre a história, política, economia e direito da União Europeia, bem como a promover as relações da UE com outras zonas do mundo. Desde 2007, o Programa Jean Monnet está integrado no programa mais amplo «Aprendizagem ao longo da vida».

Candidatos elegíveis:
A Acção Jean Monnet visa exclusivamente instituições de ensino superior (instituições de nível universitário). As referidas instituições devem ser formalmente reconhecidas no respectivo país de origem como instituições de ensino superior e disporem do devido estatuto legal antes de poderem participar.

Sub-acções:

• Módulos Jean Monnet (cursos rápidos sobre integração europeia);
  • Cátedras Jean Monnet (funções de ensino com especialização em estudos de integração europeia);
  • Cátedras “ad personam” Jean Monnet (bolsas para professores que se distingam na área dos estudos europeus);
  • Centros de excelência Jean Monnet (estruturas pluridisciplinares no domínio da integração europeia);
  • Apoio a associações de professores e investigadores que se especializem na integração europeia.;
  • Apoio a actividades de informação e investigação (conferências, seminários, mesas-redondas).;
  • Grupos de investigação multilateral Jean Monnet (parcerias entre pelo menos três cátedras Jean Monnet).

Prazo de apresentação de candidaturas:
15 de Fevereiro de 2011.

Contactos: