III – Convite à apresentação de candidaturas – Programa comum harmonizado de inquéritos às empresas e aos consumidores na União Europeia

Designação:
Convite à apresentação de propostas – Programa comum harmonizado de inquéritos às empresas e aos consumidores na União Europeia (JOC 18 de 24/01/09).

Objectivos:
Obter informações sobre a situação das economias dos Estados-Membros da União Europeia e dos países candidatos que permitam comparar os seus ciclos conjunturais, com vista à gestão da União Económica e Monetária (UEM). O programa comum harmonizado tornou-se um instrumento indispensável para o processo de supervisão económica no âmbito da UEM, bem como para a condução, em termos gerais, das políticas económicas.

Candidatos:
– organismos/institutos especializados.

Nota: A execução do programa comum harmonizado da União Europeia envolve a realização de inquéritos de opinião por organismos/institutos especializados, em regime de co-financiamento. A Comissão Europeia pretende concluir convenções com organismos e institutos que disponham das competências necessárias para realizar um ou mais dos seguintes inquéritos aos consumidores no decurso dos próximos dois anos:
– inquérito ao investimento;
– inquérito à construção;
– inquérito ao comércio de retalho;
– inquérito ao sector dos serviços;
– inquérito à indústria;
– inquérito aos consumidores.

Para além dos inquéritos mensais, serão igualmente conduzidos inquéritos ad hoc sobre temas económicos específicos, utilizando as mesmas amostras que os inquéritos mensais e destinados a obter informações sobre questões específicas da política económica. Os inquéritos ad hoc são, por definição, mais ocasionais.

Prazo de apresentação de candidaturas:
– 20 de Fevereiro de 2009.

Contactos: