I – Convite à apresentação de candidaturas – Erasmus para jovens empresários

Designação:
Convite à apresentação de propostas — DG ENTR nº ENT/ERA/09/311 – Erasmus para jovens empresários (JOC 83 de 07/04/09).

Objectivos:
Ajudar os novos empresários da União Europeia a enriquecer as suas experiências, aprendizagem e relações empresariais, através do seguimento de períodos de estágio em empresas dirigidas por homens de negócios experientes noutros Estados-Membros da União Europeia. O objectivo global da acção preparatória é fomentar o empreendedorismo, a internacionalização e a competitividade dos potenciais criadores de empresas ou dos empresários de micro e pequenas empresas recém-estabelecidas na União Europeia. A actividade visa as pessoas que pretendem estabelecer-se e as recém-estabelecidas.

Actividades:
As actividades encontram-se divididas em 2 Lotes, contemplando assim dois tipos de actividades:
Lote 1: Parcerias europeias e administrações públicas nacionais e rgionais para fomentar e facilitar a mobilidade dos empresários emergentes;

Lote 2: Apoio, coordenação e ligação em rede das actividades mencionadas no Lote 1.

Candidatos:
– administrações públicas nacionais ou regionais com prerrogativas de poder público, ou seja, governos, ministérios, administrações ou agências, ou outras administrações públicas de nível nacional ou regional e directamente subordinadas a um Governo, ministério ou administração pública, regional ou nacional, e que exerça as suas funções em nome desse Governo, ministério ou administração regional ou nacional; devem ser legalmente competentes no domínio do incentivo e da promoção e/ou do apoio ao empreendedorismo;
– câmaras de comércio e indústria, câmaras de artesanato ou organismos semelhantes;
– Organizações de apoio às empresas e centros de criação de empresas;
– associações empresariais e redes de apoio às empresas;
– entidades pública e privadas que oferecem serviços de apoio às empresas.

Notas:
– Relativamente às actividades propostas no âmbito do Lote 1 – as administrações públicas podem apresentar candidaturas individuais. Os restantes candidatos devem formar um consórcio (ou seja, uma parceria europeia) com um parceiro, pelo menos, de outro país da União Europeia (ou seja, um mínimo de dois organismos).
– No que diz respeito às actividades propostas no âmbito do Lote 2 – os candidatos devem agir a título individual.
– Os candidatos devem estar estabelecidos num Estado-Membro da União Europeia.
– As entidades da EFTA/do EEE e os países candidatos podem candidatar-se ao lote 1 para participar como parceiros no projecto de uma parceria europeia. Tal não altera, no que respeita às parcerias europeias, o requisito de serem compostas por dois parceiros, no mínimo, oriundos de diferentes Estados-Membros da União Europeia. Não podem ser concedidas subvenções a parceiros, nesses países, no âmbito da presente acção preparatória.

Prazo de apresentação de candidaturas:
– 29 de Maio de 2009.

Contactos:
http://ec.europa.eu/enterprise/entrepreneurship/support_measures/erasmus/