I – Cooperação EU-EUA em matéria de ensino superior e formação profissional

Designação:
Convite à apresentação de propostas 2010 – EACEA/31/09
Cooperação EU-EUA em matéria de ensino superior e formação profissional (JOC 323 de 31/12/09)

Objectivos:
Promover o entendimento mútuo entre os povos da União Europeia e dos Estados Unidos da América, incluindo um conhecimento mais amplo das respectivas línguas, culturas e instituições, e melhorar a qualidade dos recursos humanos tanto na União Europeia como nos Estados Unidos da América.

Candidatos elegíveis:
– Instituições de ensino superior e instituições de ensino e formação profissionais.
Para as medidas orientadas para as políticas, o convite está igualmente aberto a outras organizações de acreditação, organizações que se ocupam da educação, empresas privadas, indústrias e grupos empresariais, organizações não governamentais, institutos de investigação e agremiações profissionais.

Países elegíveis:
– os Estados-Membros da União Europeia.

Acções elegíveis:
Acção 1 — Projectos de consórcios para a criação de diplomas transatlânticos
Apoia a constituição de consórcios de ensino superior da UE e dos EUA (a seguir designados «consórcios») para a realização de programas de estudos duais/duplos ou conjuntos mencionados no presente documento como «Diplomas Transatlânticos». O apoio contempla bolsas de mobilidade para estudantes e membros do corpo docente e do pessoal administrativo.
Acção 2 — Projectos de Mobilidade de excelência reconhecida
Financia projectos de desenvolvimento de currículos internacionais que implicam uma mobilidade transatlântica de curta duração e que não se encontram directamente relacionados
com a obtenção de um diploma dual/duplo ou conjunto. O apoio contempla bolsas de
Acção 3 — Medidas orientadas para as políticas
Presta apoio a projectos e actividades multilaterais UE-EUA destinados a reforçar a
colaboração no domínio do ensino superior e da formação profissional.

Prazo de apresentação de candidaturas:
8 de Abril de 2010.