site copyO património cultural tem um valor universal para nós como indivíduos, comunidades e sociedades. É importante preservá-lo e transmiti-lo às gerações futuras. A nossa herança desempenha também um importante papel na construção do futuro da Europa.

O património cultural pode ser:

Material – O que se designa “património material” é algo concreto que pode ser tocado. Nele se incluem manifestações de cultura material, paisagens e /ou espaços naturais (habitats naturais, formações geológicas…). Outros exemplos de património cultural material são: trajes, museus, teatros, igrejas, praças, universidades, monumentos, obras de arte e utensílios.

Imaterial – O conceito “património imaterial” reveste-se de um maior grau de abstração. São por exemplo os valores, as crenças, o folclore, as danças, músicas, artes plásticas, culinária, festas, feiras e manifestações e rituais de religiosidade. O património cultural imaterial envolve valores, práticas e conhecimentos transmitidos de geração em geração. Como as pessoas que têm esses conhecimentos estão sempre a modificar-se e a multiplicar-se, a cultura e o património imaterial sofrem ameaças.

Assim, tendo por base diferentes exemplos de património cultual (Material e Imaterial) na região Terras de Trás-osMontes e Douro apela-se às escolas que participem no concurso promovido pelo Centro de Informação Europe Direct de Bragança junto da população escolar, subordinado ao tema: “Ano Europeu do Património Cultural”.

Este concurso visa recolher junto da população escolar contributos que revelem diferentes aspectos do património cultural da sua região.

Destinatários
Alunos da nossa área de intervenção (NUT III Terras de Trás-os-Montes e Douro) do Ensino Básico 2º Ciclo (5º e 6º Anos), 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Anos), Ensino Secundário (10º, 11º e 12º Anos) e Ensino Profissional podem participar no concurso com a supervisão de um docente.

Como participar
Para concorrerem os alunos (individualmente ou em grupo) podem apresentar trabalhos em:

• Suporte fotográfico (máximo de 3 fotografias) e vídeo (duração máxima de 3 minutos)
  • Ilustração (desenho)

Em qualquer das vertentes escolhida deverá ser feito um texto descritivo/ explicativo (máximo de 1 página A4 ).

Os trabalhos devem ser enviados para europedirectbraganca@ipb.pt e o docente responsável pela participação de alunos (individualmente ou em grupo) terá que os inscrever através do formulário disponível em linha.

Data limite de apresentação dos trabalhos e inscrição
30 de maio de 2018.

Prémios
O júri irá selecionar os 4 vencedores (1 do 2º ciclo, 1 do 3º ciclo, 1 do ensino secundário e 1 de ensino profissional)