Estão de volta os seminários de formação em linguagens computacionais para jovens e menos jovens, mesmo sem conhecimentos prévios. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu em Portugal, através da Casa Europa, disponibilizam gratuitamente mais uma edição de formação em programação online. Esta iniciativa contribui para o objetivo de levar a programação e a literacia digital a todos, constituindo uma oportunidade para melhorar as competências digitais, cada vez mais solicitadas em termos profissionais.

Os seminários decorrem durante o mês de julho, nos dias 6, 13 e 20, às 18h30, com a duração de 1h30min cada, e são ministrados por formadores certificados.

As inscrições já se encontram abertas (links disponíveis abaixo) e os participantes que se tenham inscrito previamente e assistam a cada um dos seminários na íntegra receberão um Certificado pela sua participação.

Os seminários serão totalmente transmitidos em streaming pelas redes sociais Facebook e Twitter da Representação da Comissão Europeia, mas também, visto ser uma iniciativa conjunta, no Facebook e no Twitter do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Posteriormente, as sessões ficarão disponíveis nestas redes sociais para consulta.

A escola de verão deste ano reforça a aprendizagem de programação em Criação de Websites em linguagem HTML & CSS e em Ruby e acrescenta um novo módulo, Introdução ao Design em UX & UI, desafiando os participantes a expandir as suas competências digitais.

No final do seminário, todos os participantes inscritos previamente terão acesso à plataforma proprietária da Learn, Plataforma_1/2/3, onde podem consultar os slides, exercícios e questionários e ainda participar num fórum com os formadores e demais participantes.

A formação dá a oportunidade de assistir a módulos de iniciação aos conceitos básicos de programação, em que os participantes podem interagir com os formadores durante a sessão em direto, colocando perguntas e dúvidas que serão respondidas no chat por um dos formadores que acompanha cada sessão.

Ao declarar o ano de 2022 o Ano Europeu da Juventude, a União Europeia (UE) reconhece a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor — mais ecológico, mais inclusivo e digital. A UE está empenhada na capacitação digital dos jovens, pois acredita que um nível adequado de competências digitais é essencial para que as pessoas aproveitem as oportunidades oferecidas pela transformação digital em curso.

Nas Orientações para a DigitalizaçãoVer esta ligação noutra línguaPT•••, a Comissão Europeia propôs objetivos ambiciosos para dotar 80% das pessoas de competências digitais básicas e empregar 20 milhões de especialistas em TIC na UE até 2030, reduzindo simultaneamente as disparidades entre homens e mulheres.

No contexto do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a Comissão Europeia incentivou os Estados-Membros a incluírem reformas e investimentos nos seus Planos de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de impulsionar a formação em competências digitais e promover a literacia digital.

Portugal é líder da UE no que toca aos serviços públicos digitais. No entanto, enfrenta uma série de desafios no domínio digital que podem ser abordados no seu Plano de Recuperação e Resiliência, cujas medidas de apoio à transição para uma sociedade mais digital representam um montante que corresponde a 22% da dotação total do plano.

Fortalecer as capacidades digitais da Europa e apoiar as competências digitais dos cidadãos e a formação dos trabalhadores são uma prioridade para o Parlamento Europeu que aprovou um relatório sobre a construção do futuro digital da Europa, no qual solicita à Comissão Europeia que continue a enfrentar os desafios colocados pela transição digital, e em particular, que aproveite as oportunidades do mercado digital e apoie as inovações e competências digitais.