14Onze universidades e institutos técnicos em regiões menos desenvolvidas na Europa irão receber até 2,4 milhões de euros cada de financiamento da UE para reforçar a sua capacidade de investigação mediante a nomeação das primeiras «Cátedras do Espaço Europeu da Investigação».

Esta iniciativa tem por objetivo reduzir a clivagem existente no domínio da inovação atraindo universitários de alta craveira para organizações que poderão assim competir com centros de excelência noutras partes do Espaço Europeu da Investigação (EEI).

As instituições selecionadas devem atribuir Cátedras EEI a académicos eminentes que tenham capacidade para elevar os padrões e atrair pessoal de mais alto nível, bem como fundos provenientes de outras fontes, como os Fundos Regionais ou os fundos de financiamento da investigação da UE. Os lugares devem ser publicados e respeitar as orientações EEI (equilíbrio de géneros, equidade, transparência, etc.). Os Catedráticos EEI podem ser de qualquer parte do mundo.

Uma vez recrutados pelas instituições selecionadas, os Catedráticos EEI e respetivas equipas desenvolverão trabalhos de investigação numa vasta gama de domínios científicos, como aquicultura, química ambiental, medicina veterinária, interações homem-máquina e redução das emissões de carbono nas cidades.

A lista de projetos a financiar no âmbito do convite-piloto do 7.º PQ relativo a Cátedras EEI poderá ser consultada em:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20140211_primeiras_catedras_eei_pt.htm