17A Comissão Europeia publicou as previsões macroeconômicas onde prevê a continuação da recuperação económica na maior parte dos Estados-Membros e no conjunto da UE.

Depois da saída da recessão na primavera de 2013 e de três trimestres consecutivos de moderada recuperação, as perspetivas apontam para um relançamento moderado do crescimento económico. Na sequência de uma taxa de crescimento real do PIB de 1,5 % na UE e de 1,2 % na zona do euro em 2014, prevê‑se que a atividade acelere em 2015, passando para 2,0 % na UE e 1,8 % na zona euro.

Estes valores representam uma revisão em alta de 0,1 pontos percentuais em comparação com as previsões do outono de 2013. A previsão baseia-se no pressuposto de que a execução das medidas acordadas, a nível da UE e dos Estados-Membros, apoia melhorias na confiança, bem como nas condições financeiras, e acelera o necessário ajustamento económico nos Estados-Membros, aumentando o respetivo potencial de crescimento.

As previsões para Portugal baseiam-se nas projeções preparadas no âmbito da décima revisão do programa de ajustamento económico de meados de dezembro e que serão atualizadas durante a décima primeira revisão em curso.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20140226_previsoes_inverno_2014_pt.htm