conferencia_futuro_europa_ciencia_0607out2014_ptA Comissão Europeia organiza nos próximos dias 6 e 7 de outubro, na Fundação Champalimaud, a Conferência “O Futuro da Europa é a Ciência”. O objetivo desta iniciativa é avaliar os progressos científicos europeus ao longo da última década e debater o papel futuro que a ciência, a tecnologia e a inovação poderão desempenhar no bem-estar dos cidadãos europeus e o seu potencial para estimular o crescimento, o emprego e criar oportunidades de negócio na Europa. «Como podemos manter-nos saudáveis?», «Como iremos viver, aprender, trabalhar e interagir no futuro?», «Como produziremos e consumiremos e como vamos gerir os recursos?» São algumas das perguntas que orientarão a reflexão durante dois dias neste evento que conta com cientistas de renome, laureados com o Prémio Nobel e com intervenientes da esfera industrial, política e social.

Cabe ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, proferir o discurso de abertura desta conferência, a que se seguirá uma alocução do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. O discurso de encerramento da conferência será proferido pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

A conferência contará também com a presença das comissárias da Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, e da Ação Climática, Connie Hedegaard, e dos ministros da Educação e Ciência, Nuno Crato, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. Farão também intervenções Leonor Beleza, o prémio Nobel Serge Haroche, Fabiana Gianotti do CERN, Luciano Floridi da Universidade de Oxford, entre muitas outras individualidades de relevo nacional, europeu e mundial.

• As inscrições estão abertas até 30 de setembro.

• Os participantes devem inscrever-se aqui

• Os jornalistas devem registar-se no seguinte endereço eletrónico: comm-rep-lis-press@ec.europa.eu