12A Comissão Europeia lançou uma campanha para identificar e publicitar exemplos que incentivem as raparigas (e as mulheres mais jovens) a fazerem os seus estudos no domínio das tecnologias da informação e da comunicação e a seguirem carreiras neste setor.

Esta campanha surge no seguimento de um estudo realizado pela Comissão acerca das mulheres no setor das tecnologias da informação e da comunicação, o qual concluiu que a melhor maneira de atrair mais mulheres para empregos tecnológicos é dar visibilidade a profissionais do setor que possam servir de modelos.

Neste momento, a economia digital e o setor das aplicações para dispositivos móveis estão em franca expansão na União Europeia. Torna-se um imperativo económico atrair mais mulheres para estas carreiras tecnológicas.

Factos sobre a presença das mulheres na economia digital:

  • Apenas 9 % dos criadores de aplicações para dispositivos móveis são mulheres.
  • Apenas 19 % dos gestores de tecnologias da informação e da comunicação são mulheres (45 % de mulheres nos outros setores de serviços).
  • Apenas 19 % dos empresários de tecnologias da informação e da comunicação são mulheres (54 % de mulheres nos outros setores de serviços). Menos de 30 % dos que trabalham nestas tecnologias são mulheres.
  • O número de mulheres com um grau académico em informática está em queda (3 % das mulheres com grau académico, face a 10 % no caso dos homens).

A Comissão Europeia convida as mulheres (e os homens!) a realizarem vídeos das suas histórias pessoais de sucesso no mundo digital para incentivar as raparigas e as mulheres a pensarem mais em tecnologia.

Junte-se a esta campanha e faça um vídeo da sua história de vida no setor digital e divulgue-o na página «Every Girl Digital» do Facebook.

Para mais informações:
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-223_pt.htm