Semana Europeia das Regiões e MunicípiosDe 7 a 10 de outubro realiza-se em Bruxelas a 11.ª edição anual das Jornadas de Portas Abertas “Open Days”, que irá reunir decisores, políticos e peritos para debater os principais problemas com que se defronta atualmente a política regional da UE.

Mais de 5 500 representantes regionais e urbanos de toda a Europa irão trocar pontos de vista e abordagens sobre a forma como a próxima geração de investimentos ao abrigo da política regional da UE pode reconduzir a Europa a uma via de crescimento, criar postos de trabalho e aumentar a competitividade. Este evento realiza-se no momento em que se conclui uma reforma fundamental desta política e em que o planeamento para os programas relativos a 2014-2020 atinge uma fase crítica.

O evento é organizado por Johannes Hahn, Comissário para a Política Regional da UE, e pelo Presidente do Comité das Regiões, Ramón Luis Valcárcel, sendo o discurso de abertura proferido por José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia. A sessão de abertura incluirá um debate em mesa-redonda sobre o papel fulcral desempenhado pela política regional no retorno ao crescimento da UE.

Este ano, as Jornadas de Portas Abertas adotaram o lema «Regiões e cidades da Europa a caminho de 2020», com 100 workshops orientados para os seguintes temas:

– Gestão da mudança 2014-2020: Abordagens inovadoras para satisfazer as futuras prioridades de investimento (por exemplo, investimento territorial integrado, planos de ação conjuntos, questões de governação, instrumentos financeiros, etc.).
– Sinergias e cooperação: Entre diferentes políticas da UE, nacionais e regionais e combinando diferentes fontes de financiamento. Serão examinadas várias abordagens para a cooperação, tais como as estratégias macrorregionais, ou entre administrações nacionais, regionais e municipais e organismos especializados.
– Desafios e soluções: Os desafios comuns com que as zonas regionais e urbanas da Europa se confrontam são avaliados, sendo propostas soluções práticas, por exemplo: acesso das PME ao crédito e aos mercados globais, desemprego juvenil, desafios demográficos, resíduos, recursos hídricos e gestão dos riscos naturais, congestionamento, poluição ou elevado consumo de energia.

Pontos a destacar no programa

O Presidente Valcárcel e o Comissário Hahn irão presidir a uma mesa redonda da imprensa, que terá lugar em 7 de outubro, às 13h30, no Comité das Regiões.

Os 19 finalistas que concorrem em quatro categorias para a edição de 2014 dos prémios RegioStars são apresentados durante um workshop, com a duração de um dia inteiro, no Edifício Charlemagne, em Bruxelas.

A apresentação dos principais resultados do inquérito «Qualidade de vida nas cidades europeias», que interrogou 41 000 cidadãos de 79 cidades, dá uma panorâmica das opiniões sobre a vida urbana: Terça-feira 8 de outubro, das 16 h30 às 17 h15, no Edifício Berlaymont, sala Schuman.

Exposição ao ar livre «100 EUrban solutions», inaugurada pelo Comissário Hahn e por Rudi Vervoort, Ministro-Presidente da Região Bruxelas-Capital, às 17h 00 de terça-feira, 8 de

outubro, na Place Jean Rey, Bruxelas; vários eventos de ligação em rede terão lugar ao fim da tarde do dia 8 de outubro em 12 outros locais da exposição.

Os vencedores da competição de fotografia “Europe in my region” de 2014, oriundos da Grécia, da Hungria e de Malta, receberão os seus prémios das mãos do Comissário Hahn na quarta-feira 9 de outubro, às 11h15, no Edifício Charlemagne.

Uma novidade nas Jornadas de Portas Abertas deste ano é a Master Class para 77 estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira no domínio da política regional e urbana.

A par dos seminários de Bruxelas, terão lugar mais de 300 eventos ao abrigo do tema «A Europa na minha região/cidade» até dezembro de 2013.