reporteu copyA primeira edição do ReportEU (#ReportEU), organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, recebeu 23 candidaturas de estudantes de vários pontos do país. Destas, foram selecionadas seis equipas e respetivos projetos de reportagem que envolvem 18 estudantes de jornalismo e comunicação social e seis professores-coordenadores de cinco entidades de ensino superior de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal.

Estas seis equipas vão desenvolver, entre janeiro e abril de 2021, reportagens sobre temas de dimensão europeia muito variados, com o objetivo de lhes dar ímpeto na agenda mediática através de protagonistas e ângulos relevantes e originais. Terão acesso a mentoria prática de jornalistas profissionais e, no final, três reportagens serão escolhidas pela equipa de mentores e parceiros para serem difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa: Público, Renascença e TVI.

As restantes 17 candidaturas serão convidadas a desenvolver as reportagens candidatas com o apoio dos Repórteres em Construção (link is external) (REC).

O ReportEU é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal cuja primeira edição foi lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (link is external) (REC) e tem por objetivo contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas no formato reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus, fomentando ainda o debate e ação para um aumento da literacia mediática.

Equipas selecionadas (por ordem alfabética):

Professora-coordenadora: Carla Cardoso
Equipa: Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa, Talismã Xavier
Curso: Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Formato: Multimédia
Tema: Casas amigas do ambiente e da igualdade

Professor-coordenador: Francisco Sena Santos
Equipa: Mariana Serrano, Ana Rita Silva, Romina Barreto
Curso: Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa
Formato: Rádio
Tema: 35 anos de Portugal na União Europeia em seis Gerações, um retrato social

Professora-coordenadora: Inês Amaral
Equipa: Catarina Magalhães, Sofia Pereira
Curso: Mestrado e Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Formato: Multimédia
Tema: A desinformação e a ascensão da extrema direita europeia

Professora-coordenadora: Joana Martins
Equipa: Ana Correia, Daniel Silva
Curso: Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu
Formato: Imprensa
Tema: Deficiência na UE: um longo caminho a percorrer

Professor-coordenador: Ricardo Nunes
Equipa: David Marcos, Ana Coelho, Filipe Borges, Marisa Cidade, Leonor Curado
Curso: Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Setúbal
Formato: Imprensa
Tema: A Saúde Mental

Professora-coordenadora: Teresa Abecasis
Equipa: Diana Gomes, Adriana Alves
Formato: Multimédia
Tema: A partir do Bar Europa, uma viagem no tempo pelas diferentes perceções da UE

Contexto:

O ReportEU, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal cuja primeira edição foi lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (link is external) (REC), nasce com o intuito de dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, de criar reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores. Através de uma experiência prática durante o percurso formativo, permite-lhes treinar o que é desenvolver uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos. Procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus.

As três reportagens consideradas melhores pela equipa de mentores e parceiros serão difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa. Os critérios de avaliação incluem: 1) a inovação do tema, ângulos e/ou formatos; 2) a qualidade de execução e de apresentação; 3) a relevância dos conteúdos; 4) o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE; 5) a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal). Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia.

Mais informações na página Web da Comissão Europeia em Portugal e com o marcador #ReportEU.