clip_image002No passado mês de Julho foi apresentado e publicado, pela Comissão Europeia, o Livro Verde «Promover a Mobilidade dos Jovens para fins de Aprendizagem».
Esta publicação tem por grande objectivo iniciar o debate sobre a melhor maneira de potenciar as oportunidades de que os jovens europeus dispõem para desenvolverem os seus conhecimentos e competências no estrangeiro. Passar um período noutro país a estudar, aprender numa experiência de trabalho ou de voluntariado, é uma das melhores formas de os jovens melhorarem a sua empregabilidade futura e desenvolverem o seu potencial.
Com o presente Livro Verde, a Comissão Europeia lança uma consulta pública que se manterá aberta até 15 de Dezembro de 2009. As respostas serão recolhidas através de um questionário online e de contributos por escrito.

O Comissário Europeu para a Educação, a Formação, a Cultura e a Juventude, Ján Figel’, declarou que «a mobilidade, numa perspectiva de aprendizagem, é muito positiva para os indivíduos, as escolas, as universidades, os estabelecimentos de formação e a sociedade em geral. Reforça competências, conhecimentos linguísticos e aptidões interculturais, e melhora a capacidade dos indivíduos e das organizações para inovar e competir a nível internacional. Precisamos de incentivar a mobilidade, de forma a que ir ao estrangeiro para aprender passe a ser a regra e não a excepção. Este aspecto é tão importante para a pujança e a sustentabilidade do relançamento económico da UE como para a coesão social das sociedades europeias no séc. XXI.»
Consulta pública
O Livro Verde coloca uma série de questões e, convida os interessados a expressarem a sua opinião sobre alguns aspectos concretos:
•Como convencer os mais jovens a irem ao estrangeiro adquirir novos conhecimentos, competências e experiência?
•Que obstáculos à mobilidade teremos de ultrapassar?
•Como podem todas as partes interessadas – Comissão Europeia, Estados-Membros, regiões, estabelecimentos de ensino e

formação, ONG — conjugar esforços numa nova parceria para a mobilidade dos aprendentes?
O período de consulta termina a 15 de Dezembro de 2009.
A Comissão Europeia avaliará, em seguida, os contributos e preparará uma proposta de seguimento prático.

A Comissão Europeia convida todos os interessados a comentar as questões suscitadas no Livro Verde e a enviar os respectivos contributos por correio electrónico para o seguinte endereço:
eac-green-paper-mobility@ec.europa.eu
ou,
por via postal, para:
Livro Verde, DG EAC/B3,
MADO 11/14
Comissão Europeia
B-1049 Bruxelas
A partir do dia 15 de Julho, já se encontra disponível online um questionário de escolha múltipla em: http://ec.europa.eu/dgs/education_culture/consult/index_pt.html

Mais informações:
COM(2009)329: «Livro Verde: Promover a Mobilidade dos Jovens para fins de Aprendizagem, de 8 de Julho de 2009

Comissão Europeia: Apoio à mobilidade; Consultas públicas