UnknownA Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram a 7 de abril de 2016 os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016, o mais importante prémio europeu no domínio do património. Os 28 vencedores de 16 países foram distinguidos pelos seus contributos examplares em quatro categorias: Conservação, Investigação, Serviço Dedicado ao Património, e Educação, Formação e Sensibilização. Júris constituídos por peritos independentes analisaram um total de 187 candidaturas, apresentadas por organizações e indivíduos de 36 países de toda a Europa, e selecionaram os vencedores. Entre os premiados encontram-se duas iniciativas portuguesas: a reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém e o projecto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A partir de agora, cidadãos de todo o mundo podem votar online para o Prémio do Público e angariar apoios para os projectos do seu país ou de outro país da Europa.

Segundo o  Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto,Tibor Navracsics, : “Felicito calorosamente os vencedores e suas equipas pelo excecional trabalho desenvolvido. Graças ao seu talento e empenhamento, inúmeros tesouros do património cultural europeu foram salvaguardados e recuperados para usufruto das gerações presentes e futuras. Estes projectos funcionam como um intrumento de sensibilização para a importância do património cultural enquanto recurso estratégico para a sociedade e para a economia da Europa. O património cultural une as pessoas, constrói pontes entre o passado, o presente e o futuro. Ao mesmo tempo, gera crescimento económico e promove o desenvolvimento sustentável, a participação social e a inclusão – que hoje é mais vital do que nunca. É por isso que apoiamos este esquema de Prémios e outros projetos do património através do programa Europa Criativa e assim continuaremos a fazê-lo”.

“Todas estas iniciativas premiadas provam a importância do património para a Europa e seus cidadãos. O património cultural promove o desenvolvimento económico sustentável e é uma força de coesão nas nossas sociedades multiculturais, como tem sido crescentemente reconhecido pelas instituições europeias e está claramente demonstrado no recente Relatório intitulado ‘O Património Cultural conta para a Europa’. Estou particularmente satisfeito com o facto de a cerimónia de entrega dos Prémios deste ano ter lugar na minha cidade natal, Madrid, num local tão especial como o Teatro da Zarzuela”, acrescentou o Maestro Plácido Domingo, Presidente de Europa Nostra.

A cerimónia de entrega dos Prémios, que conta com a participação do Comissário Navracsics e de Plácido Domingo, terá lugar na noite de 24 de Maio, no histórico Teatro da Zarzuela, em Madrid. O evento reunirá cerca de 1.000 convidados, incluindo profissionais e voluntários na área do património de toda a Europa, bem como Altos Representantes da União Europeia, do país de acolhimento e de outros Estados-Membros. Durante a cerimónia, serão ainda anunciados os sete vencedores do Grande Prémio, recebendo cada um 10.000 euros, e também o vencedor do Prémio do Público, escolhidos entre os 28 premiados deste ano.

Todos os vencedores apresentarão os seus projectos na Feira de Excelência, na manhã de 24 de Maio na sede do Colégio de Arquitectos de Madrid, e participarão em diversos eventos realizados durante o Congresso Europeu do Património Cultural, que terá lugar em Madrid (22-27 de Maio), organizado pela Europa Nostra no âmbito do seu projecto ‘Mainstreaming Heritage’, que tem o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.

Para mais informações:
http://www.europanostra.org/UPLOADS/FILS/20160407-PR-EU-Winners-PT.pdf