2Um cidadão brasileiro precisa de autorização de residência para estudar em França? Como pode um investigador moçambicano trabalhar numa universidade do Reino Unido? Obtenha respostas a estas questões a partir deste portal, agora disponível em português.

O Portal Europeu da Imigração, lançado pela Comissão Europeia em novembro de 2011, é um sítio da Internet com informações práticas para os estrangeiros interessados em mudar-se para a UE.

Os trabalhadores, investigadores, estudantes e outras pessoas que queiram reunir-se aos familiares já instalados na UE podem encontrar, adaptadas às suas necessidades, informações sobre os Estados-Membros para os quais pretendem mudar-se.

Com mais de 600 páginas de texto, incluindo legislação, políticas de imigração da UE e procedimentos a seguir nos 28 Estados-Membros, o portal destina-se a potenciais imigrantes, a cidadãos de países terceiros que já se encontrem na UE e a outros interessados, nomeadamente serviços da administração pública e ONG. O portal contém igualmente ligações diretas para os sítios da internet das autoridades nacionais competentes em matéria de imigração. Os migrantes e potenciais migrantes encontrarão ainda uma vasta lista de contactos de serviços da administração pública e organizações não governamentais que os podem ajudar.

O portal é também uma valiosa fonte de informações para as organizações de apoio aos imigrantes, bem como para as autoridades de imigração, os serviços de emprego e os estudiosos.