Symbolique 2006A Comissão Europeia lançou o Passaporte Europeu de Competências, um instrumento destinado a facilitar o contacto entre candidatos a emprego e empregadores no setor da hotelaria e turismo na Europa.

O Passaporte Europeu de Competências permite aos trabalhadores e empregadores superar as barreiras linguísticas e comparar as qualificações dos trabalhadores do setor da hotelaria, a fim de facilitar o recrutamento. Alojado no portal europeu da mobilidade profissional EURES, o passaporte está disponível em todas as línguas oficiais da UE. No futuro, o passaporte será alargado a outros setores.

O Comissário do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, afirmou: «O Passaporte Europeu de Competências constitui um importante instrumento prático para promover a mobilidade dos trabalhadores europeus, especialmente dos jovens, num setor que apresenta um potencial de crescimento elevado. Esta iniciativa também é um bom exemplo do resultado do diálogo social entre as organizações patronais e de trabalhadores a nível europeu, e esperamos ver esta cooperação expandir-se para outros setores do mercado de trabalho.»

O Passaporte Europeu de Competências é uma iniciativa da Comissão em associação com organizações patronais e de trabalhadores no setor da hotelaria: a HOTREC, Confederação das associações nacionais da hotelaria e restauração da Europa, que representa hotéis, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares na Europa; e a EFFAT, Federação europeia dos sindicatos dos setores da alimentação, agricultura, turismo e ramos conexos.

No Passaporte Europeu de Competências, os trabalhadores podem registar todas as aptidões e competências adquiridas durante a sua educação, formação e experiência prática de trabalho num formato facilmente acessível. O passaporte complementa o curriculum vitae tradicional e permite aos empregadores superar rapidamente as barreiras linguísticas e encontrar os trabalhadores especializados de que necessitam para preencher as suas ofertas de emprego. Por conseguinte, facilita uma melhor adequação entre a oferta e a procura no mercado de trabalho do setor da hotelaria.

O Passaporte Europeu de Competências do setor da hotelaria é o primeiro de vários passaportes destinados a alguns setores com elevada mobilidade da economia europeia. A Comissão está empenhada em apoiar a mobilidade no mercado de trabalho europeu, como forma de melhorar a situação do emprego, e continuará a trabalhar com os seus parceiros para expandir o Passaporte Europeu de Competências, de modo a apoiar outros setores com elevada mobilidade na Europa.