dialogoO primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, acolheu hoje uma reunião de alto nível com onze representantes de organizações filosóficas e não confessionais provenientes de toda a Europa. Nesta sexta reunião anual de alto nível foi debatido o tema «Coabitar e ultrapassar as diferenças». A reunião teve lugar no quadro do diálogo regular com as igrejas, as religiões e as organizações filosóficas e não confessionais, com base no artigo 17.º do Tratado de Lisboa.

Frans Timmermans declarou: «Nas nossas sociedades europeias caracterizadas pela diversidade, o diálogo é essencial para criar uma comunidade em que todos possam sentir-se em casa. Coabitar significa ter capacidade para gerir as diferenças, mesmo quando estamos em profundo desacordo. Graças aos seus contactos com os cidadãos, as organizações não confessionais hoje aqui reunidas podem ajudar-nos a encontrar soluções práticas para lidar com os problemas da sociedade e a refletir sobre o modo como as políticas europeias poderão ajudar a encontrar respostas.»

Antonio Tajani, Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável pela implementação do diálogo, acrescentou: «O diálogo com as religiões e as organizações não confessionais é fundamental para fazer avançar o projeto de paz, que está no cerne da nossa União Europeia. Esta é uma condição essencial para compreendermos as nossas diferenças; devemos ser capazes de coabitar, mesmo estando em desacordo.»

Os principais resultados das reuniões de alto nível serão tidos em conta no primeiro colóquio anual sobre os direitos fundamentais na UE, que terá lugar entre 1 e 2 de outubro de 2015. O tema central do colóquio será «Tolerância e respeito: prevenir e combater o ódio antissemita e antimuçulmano na Europa».

No decurso da reunião foram debatidas várias questões: como fomentar a confiança entre as pessoas e as comunidades; como viver juntos e construir uma sociedade em que cada pessoa e cada comunidade que acredita nos valores europeus fundamentais possa sentir-se em casa e, por último, como gerir as diferenças numa sociedade caracterizada pela diversidade.

Para mais informações:
http://europedirectbraganca.ipb.pt/wp/wp-content/uploads/2015/06/Ultrapassar-as-diferenças.pdf