1Os resultados do novo estudo de opinião, publicado pela Comissão Europeia, demonstram que mais de três quartos (77 %) dos cidadãos da União Europeia consideram que a política agrícola comum (PAC) é vantajosa para todos os cidadãos da UE, sendo favoráveis às orientações da nova PAC.

Mais de 90 % dos que manifestaram esta opinião apoiam as principais orientações da nova PAC, como as ajudas mais equitativas e mais orientadas (92 %) e o estabelecimento de um nexo entre a ajuda financeira concedida aos agricultores e o respeito, por parte destes, de práticas agrícolas benéficas para o ambiente (91 % a favor da chamada ecologização).

O inquérito revelou igualmente outras tendências:

• Os cidadãos da UE atribuem cada vez mais importância à agricultura: juntamente com o desenvolvimento das zonas rurais, consideram-na algo «muito importante» para o futuro (53 %, mais 7 pontos do que em 2009). Mais de 50 % dos cidadãos também consideram importante assegurar a diversidade dos tipos de agricultura e dos produtos alimentares na União Europeia.
  • Mais de 80 % dos cidadãos da UE apoiam os objetivos fundamentais da PAC, quer se trate de garantir o abastecimento de produtos alimentares, de desenvolver as zonas rurais de modo mais equilibrado ou de apoiar os jovens agricultores.
  • Este apoio é ainda mais elevado quando se trata das principais orientações da reforma: 91 % dos cidadãos (mais 4 %) veem com bons olhos a subordinação das ajudas financeiras aos agricultores ao respeito, por parte destes, de práticas agrícolas benéficas para o ambiente («ecologização»); 92 % (mais 4 % do que em 2009) valorizam que a concessão das ajudas aos agricultores seja mais equitativa e mais orientada.
  • Na sua maioria, os cidadãos da UE concordam com o apoio concedido aos agricultores e com a parcela que este representa no orçamento da União Europeia (45 % dos cidadãos consideram «adequado» o montante das ajudas concedidas aos agricultores, 26 % consideram-no «muito reduzido» e 13 % consideram o apoio «muito elevado»).
  • 91 % dos cidadãos da UE consideram importante apoiar as explorações agrícolas frágeis que se vejam confrontadas com condições climáticas, sanitárias ou económicas adversas; quase um em cada dois (48 %) qualificam mesmo este princípio de «muito importante».
  • 64 % dos cidadãos da União Europeia já ouviram falar do apoio que a UE concede aos agricultores no quadro da PAC; no inquérito anterior, realizado em 2009, apenas 41 % dos cidadãos da UE declararam já terem ouvido falar da PAC em geral.
  • Na sua maioria (61 %), os cidadãos da UE estão conscientes de que os rendimentos agrícolas são inferiores aos de outros setores económicos.