Acção Primavera da EuropaQual a origem do projecto?
No contexto do amplo debate sobre o futuro da Europa e dos trabalhos da Convenção, alguns participantes nestes trabalhos consideraram que era necessário sensibilizar os jovens europeus para os desafios da Europa. A partir de 2003, propuseram que se realizasse a iniciativa «Primavera da Europa», dando assim aos estudantes e aos seus professores a oportunidade de se informarem sobre a União Europeia. Esta primeira iniciativa, que teve um enorme sucesso, contou com a participação de mais de 5 000 estabelecimentos de ensino e envolveu cerca de 750 000 estudantes. Renovada em 2005 e 2006 no âmbito do processo de ratificação da Constituição Europeia, por um lado, e da promoção do diálogo entre as instituições e os cidadãos, por outro, a referida iniciativa reuniu, respectivamente, 6 620 e 7 500 estabelecimentos de ensino. Em 2007, as escolas inscritas celebraram o 50º Aniversário do Tratado de Roma.

Em 2008, Ano Europeu do Diálogo Intercultural, a proposta recaiu sobre a celebração do Diálogo Intercultural pelo desempenho crescente do reforço da identidade da cidadania europeia. Consequência dos alargamentos sucessivos da União Europeia, bem como da desregulamentação do direito laboral e da globalização, o carácter multicultural a diversidade cultural da Europa é cada vez maior.

Em 2009 a Primavera da Europa junta-se ao Ano Europeu da Criatividade e da Inovação para encorajar as escolas a experimentarem a criatividade e a inovação à escala Europeia.

Quem pode participar e como inscrever-se?
A «Primavera da Europa» destina-se prioritariamente aos estabelecimentos de ensino secundário (ensino geral, profissional e técnico). Os estabelecimentos de ensino básico que o desejem podem igualmente participar em certas actividades.

A inscrição faz-se por via electrónica. Convidam-se os estabelecimentos interessados a inscrever no sítio da «Primavera da Europa» os seus dados, bem como os do professor ou do principal responsável pela acção, pelo projecto ou pela actividade que tencionem realizar na ocasião.

Uma vez inscritos, os professores e as suas turmas ganham acesso ao pacote integral de actividades, concursos, recursos, ferramentas e serviços do portal Web. A participação nas actividades e concursos baseia-se na informação de inscrição, o que significa que uma escola participante é identificada segundo os dados fornecidos no momento da inscrição.

Qual o objectivo do projecto?
A «Primavera da Europa» procura aprofundar os conhecimentos sobre a União Europeia e sobre o funcionamento das suas instituições, tendo como objectivo estabelecer um diálogo entre os estudantes, os professores e outros agentes da União Europeia sobre a sua visão da Europa e do seu futuro. Permite que os jovens despertem com muito entusiasmo para as questões europeias e as integrem nos seus programas de estudos.

Numa perspectiva social e educativa, a Primavera da Europa proporciona oportunidades de curto prazo, com benefícios de longo prazo.

Oportunidades de curto-prazo:

• integrar no currículo o ensino acerca da instituições Europeias, das suas políticas, e dos últimos desenvolvimentos na União Europeia;
  • utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para fins comunicacionais em contexto real e para uso em diferentes ambientes de aprendizagem;
  • receber uma figura pública na escola/sala de aula, para falar com os alunos sobre um tema relacionado com o tema geral de 2009 – Ano Europeu da Criatividade e Inovação;
  • comunicar com pares na Europa, para troca de informação e para conhecer outras culturas;
  • participar em actividades e concursos online, os quais podem constituir recursos complementares a aulas sobre a Europa, sobre a criatividade e a inovação;
  • tornar-se membro de uma comunidade Europeia de escolas, trabalhando temas comuns, relacionados com o currículo;
  • partilhar ideias com colegas Europeus e deles obter inspiração;
  • receber um certificado de participação, assinado por decisores de topo Europeus.

Benefícios de longo prazo:

• alargar os horizontes dos alunos, partindo de uma perspectiva local e nacional para uma perspectiva Europeia sobre os desenvolvimentos contemporâneos;
  • reforçar a educação ao conferir aos alunos a possibilidade de aquisição de competências de debate e comunicação;
  • encorajar os alunos a exprimirem as suas ideias, preocupações, sugestões e soluções para as questões contemporâneas;
  • promover a cooperação e a cidadania activa;
  • fomentar o contacto com figuras-chave Europeias, nacionais e locais;
  • ser parte de uma família Europeia de escolas que partilham os mesmos objectivos e actividades;
  • motivar e encorajar os alunos a aprender línguas em situações de comunicação real;
  • fomentar a consciência sobre o modo como as decisões Europeias afectam as nossas vidas quotidianas;
  • garantir visibilidade Europeia e reconhecimento para as actividades da escola;
  • apoiar o reforço da identidade Europeia, reforçando ao mesmo tempo a identidade nacional.

Mais informações e inscrições:
Site da Primavera da Europa 2009
href=http://www.springday2009.net/ww/pt/pub/spring2009/homepage.htm

Apoio facultado pelo Centro
O Centro apelou às escolas da sua área de intervenção para que estas participassem nesta iniciativa promovendo actividades de carácter pedagógico criativo e inovador.

O Centro pode ainda apoiar acções no âmbito desta iniciativa, nomeadamente, através da disponibilização de materiais informativos, como por exemplo, brochuras, mapas, desdobráveis,…, bem como uma exposição sobre o Alargamento da União Europeia  A União Europeia alarga-se: um novo rosto da Europa e sobre a  Política Europeia de Vizinhança (sob a forma de requisição).

Documentos:
Actividades e concursos da Primavera da Europa 2009 – Termos e condições