DSC02757No dai 4 de Março no âmbito do Dia Aberto do IPB, o Centro recebeu a visita de vários grupos de alunos de diferentes escolas da sua área de intervençã, para as quais as escolas tiveram que se inscrever.
Estiveram envolvidos alunos do Ensino Secundário e respectivos professores acompanhantes (Ver fotos)

Para a realização da avaliação desta visita, o Centro elaborou um questionário que distribuiu e solicitou o seu preenchimento. A sua análise permite-nos referir que, na sua globalidade, foram atingidos os objectivos predefinidos, na medida em que:

  • 12,7% dos visitantes consideram a mensagem transmitida pelo técnico de mais do que adequada e 60% de adequada, sendo que 50,9% dos visitantes consideraram a cooperação e a interlocução entre os intervenientes e o público-alvo de adequada;
  • 67,3 % dos visitantes acharam os conteúdos informativos bons e 20% muito bons, sendo que 54,5% acharam adequado o tempo da acção;
  •  47,3% dos visitantes referiram que, relativamente às suas expectativas que estas foram atingidas a 100% sendo que 9,1% dos visitantes consideraram que foram superadas.

Como nota conclusiva podemos referir que, na generalidade, a sessão de informação em que os visitantes participaram foi por eles considerada de muito boa e excelente (45,5% e 14,5% respectivamente).

As visitas tiveram por objectivo conhecer os direitos e obrigações de um estudante que pretenda estudar noutro Estado-Membro da União Europeia, bem com os programas comunitários de apoio.

Para cada grupo que visitou o Centro foi promovida uma acção informativa dando a conhecer as oportunidades de estudar noutro Estado-Membro da União Europeia, bem como os seus direitos, designadamente no que diz respeito às oportunidades de aprendizagem, reconhecimento académico e protecção social.

Foram ainda explanados os programas comunitários vocacionados para a Educação/Formação no espaço europeu (como por exemplo, Erasmus e o Coménius, entre outros), bem como a apresentação de exemplos práticos de acções/projectos de cada um dos programas explanados.