II – Convite à apresentação de candidaturas para nomeação dos membros do Conselho de Administração do EFRAG com experiência no domínio da ordem pública

Designação:
Convite à apresentação de candidaturas para a nomeação dos membros do Conselho de Administração do EFRAG com experiência no domínio da ordem pública (JOC 74 de 28/03/09).

Objectivos:
Nomeação dos membros do Conselho de administração do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG).

Notas:
O European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) foi criado em 2001 para prestar consultoria à Comissão na aprovação de normas contabilísticas. Para além dessa função, tem também um papel activo na garantia de que os pontos de vista europeus sobre o aperfeiçoamento do relato financeiro sejam adequados e claramente articulados no processo de estabelecimento das normas a nível internacional. Para melhor cumprir esta última incumbência, a administração do EFRAG teve de ser reestruturada. O EFRAG publicou em Dezembro de 2008 o seu relatório final de aperfeiçoamento, e a estrutura reformulada está actualmente em fase de instalação.
Entre as principais responsabilidades do Conselho de Administração do EFRAG reestruturado, incluem-se a aprovação da sua estratégia geral e a nomeação dos membros do Grupo de Peritos Técnicos (TEG) e do Comité de Planeamento e Recursos (PRC), para tratar de assuntos orçamentais e de financiamento e estabelecer ligação com as instituições comunitárias e os administradores da IASCF.
O Conselho de Administração compreenderá personalidades de alto nível com interesse no desenvolvimento do relato financeiro à escala mundial e um conjunto equilibrado de antecedentes profissionais, incluindo utilizadores, preparadores e contabilistas. Os membros do Conselho de Administração agirão a título pessoal e comprometer-se-ão formalmente a defender o interesse público europeu, independentemente da sua afectação profissional ou sectorial. O Conselho de Administração compreenderá 17 membros, quatro dos quais com experiência no domínio da ordem pública, a nível nacional ou europeu.

Tendo em conta o objectivo deste convite, a Comissão terá em conta na apreciação das candidaturas os seguintes critérios:
– experiência no domínio da ordem pública a nível europeu ou internacional e empenho na defesa do interesse público europeu;
– experiência numa autoridade pública, em organismos públicos ou em instituições académicas públicas;
– perfil elevado e integridade;
– bom conhecimento da língua inglesa;
– familiaridade com o domínio contabilístico;
– conveniência de uma composição equilibrada em termos de origem geográfica, sexo e experiência.

Prazo de apresentação de candidaturas:
– 30 de Abril de 2009.

Contactos:
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E-mail: Pierre.Delsaux@ec.europa.eu
ou
Jeroen HOOIJER
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