21 de Julho de 2023 | 0 Comentários
Categorias: Destaque
A edição deste ano do Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, terá lugar em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a colaboração do centro Europe Direct Minho.
“A nossa União faz-se todos os dias. Constrói-se na diversidade, no respeito pela liberdade, democracia e solidariedade. Constrói-se na vontade de trabalhar em conjunto. Queremos estimular a participação dos jovens neste processo de construção do projeto europeu que a todos pertence. Este ano, rumamos ao norte do país para, juntamente com as pessoas do Minho, debatermos sobre a Europa que queremos e como a realizar. Se és estudante de ensino superior e queres fazer a diferença, candidata-te: o Summer CEmp em Ponte da Barca espera por ti!”, convida Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.
“É com enorme prazer que recebemos, no nosso concelho, um evento desta natureza que ajuda a fortalecer a identidade europeia dos jovens que participam, ao mesmo tempo que promove a diversidade cultural e a inclusão social. É uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os jovens. Sejam bem-vindos a Ponte da Barca!”, refere Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca.
O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate sobre o futuro da União Europeia a história, as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país. As anteriores edições aconteceram em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande, Açores (2022).
Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu, assim como o papel da Comissão Europeia e dos cidadãos na sua construção. O Summer CEmp tem um programa imersivo, intensivo e dinâmico. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da região de acolhimento e um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local). Através de conversas e sessões práticas, os participantes conhecem melhor e partilham as suas visões sobre a União Europeia em temas muito diversos.