10 de Setembro de 2014 | 0 Comentários
Categorias: Breves
Tags: BREVE SETEMBRO
O Presidente do Conselho europeu esteve na Representação da Comissão em Lisboa e proferiu o discurso de abertura da Conferência dedicada ao «Elo que falta na União Económica e Monetária». À sua intervenção seguiu-se a de Rui Machete, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
O período da manhã decorreu em sessão pública e contou com a presença de Herman Van Rompuy que referiu, no seu discurso intitulado uma «Estratégia Coerente para o emprego e o crescimento na Europa », a rápida mudança da economia global, o que acarreta grandes desafios para a economia europeia.
O Presidente do Conselho Europeu referiu ainda as 5 áreas prioritárias acordadas pelo Conselho Europeu para os próximos 5 anos, salientado como mensagem principal a necessidade de mudança dos nossos modelos económicos.
O discurso de Rui Machete, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros referiu também a necessidade de reformas estruturais suportadas por uma estratégia coordenada e coerente a nível europeu.
O Ministro referiu também que com a integração do processo de monitorização e controlo orçamental nacional no âmbito do Semestre Europeu ficou assegurado o necessário grau de controlo ao equilíbrio das contas públicas nos Estados-Membros.
Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20140910_van_rompuy_discursa_lisboa_pt.htm