17 de Janeiro de 2014 | 0 Comentários
Categorias: Breves
Tags: BREVE JANEIRO
EURES (a rede europeia que visa facilitar a mobilidade dos candidatos a emprego) é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os serviços públicos de emprego dos países do Espaço Económico Europeu (os Estados-Membros da UE, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein) e outras organizações parceiras. A Suíça participa também nessa cooperação.
Criada em 1993, a rede EURES é responsável por facilitar o intercâmbio de informações e a cooperação entre os seus intervenientes, ajudando a fazer da livre circulação de trabalhadores uma realidade. A EURES promove a mobilidade e reduz as barreiras à circulação dos trabalhadores, ao contribuir para o desenvolvimento de um mercado laboral europeu aberto e acessível a todos, garantindo o intercâmbio de candidaturas e ofertas de emprego e a transparência da informação sobre o mercado de trabalho.
A EURES dá apoio gratuito aos candidatos a emprego que pretendem ir para outro pais, facultando conselhos sobre as condições de vida e de trabalho no Espaço Económico Europeu. Ajuda também os empregadores que procuram mão-de-obra em outros países e nas regiões fronteiriças.
A presente configuração da EURES assenta em duas grandes componentes:
a rede de serviços de emprego, que faculta informação, orientação e apoio aos candidatos a emprego que pretendem trabalhar noutro Estado-Membro e aos empregadores que procuram contratar candidatos adequados de outros Estados-Membros;
o portal EURES, que dá acesso a ofertas de emprego e constitui um verdadeiro balcão único de informações sobre a mobilidade profissional na Europa. A EURES disponibiliza um conjunto de ferramentas úteis para ajudar os interessados a fazer escolhas avisadas entre as oportunidades disponíveis.
Para mais informações:
https://ec.europa.eu/eures/page/homepage?lang=pt