17 de Setembro de 2009 | 0 Comentários
Categorias: Breves
No dia 10 de Setembro a Comissão Europeia apresentou um plano para aumentar o financiamento internacional para apoiar os países em desenvolvimento a combater as alterações climáticas.
Esta iniciativa pretende maximizar as possibilidades de se concluir um ambicioso acordo global sobre as alterações climáticas na conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que terá lugar em Dezembro, em Copenhaga.
Até 2020 os países em desenvolvimento terão de suportar custos anuais de cerca de 100 mil milhões de euros para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e adaptar-se às consequências das alterações climáticas. Uma parte importante do financiamento necessário terá de vir dos recursos nacionais e de um mercado internacional do carbono mais vasto, mas será também necessário um financiamento internacional de aproximadamente 22-50 mil milhões de euros anuais.
Para que estes valores sejam atingidos, a Comissão Europeia propõe que os países industrializados e os países em desenvolvimento economicamente mais avançados disponibilizem este financiamento segundo as respectivas responsabilidades nas emissões e as suas capacidades financeiras. Isto poderá representar uma contribuição da União Europeia de cerca de 2-15 mil milhões de euros anuais até 2020.
Desenvolvimento em: