21 de Maio de 2021 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo
Tags: BI maio/2021
Eficiência energética, as diferentes gerações de Portugal europeu e desinformação são os temas das três reportagens desenvolvidas por futuros jornalistas selecionadas.
O painel de avaliação dos parceiros da primeira edição do ReportEU (#ReportEU) selecionou as três reportagens que melhor cumprem os critérios da iniciativa (por ordem alfabética do título):
Reportagem: A desinformação como arma política para movimentos populistas
Equipa: Catarina Magalhães, Ana Sofia Pereira
Professora-coordenadora: Inês Amaral
Curso: Mestrado e Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Formato: Multimédia
Reportagem: Gerações: uma viagem pela União Europeia
Equipa: Mariana Serrano, Ana Rita Silva, Romina Barreto
Professor-coordenador: Francisco Sena Santos
Curso: Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa
Formato: Rádio
Reportagem: O combate europeu ao frio que nos desune
Equipa: Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa, Talismã Xavier
Professora-coordenadora: Carla Cardoso
Curso: Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Formato: Multimédia
Os avaliadores sublinharam a qualidade das reportagens desenvolvidas pelos estudantes, especialmente pela forma como abordaram temas muito relevantes e através de ângulos menos comuns na agenda mediática, em formatos inovadores, com uma ligação à dimensão europeia e como conseguiram, mesmo em contexto de limites impostos pela pandemia, incluir testemunhos diversos e de várias partes da UE e uma visão abrangente de cada tema. Ficaram positivamente surpreendidos e sublinham a pertinência da experiência prática e da aprendizagem entre os estudantes e os profissionais promovidas pelo ReportEU.
Das 23 candidaturas recebidas de estudantes de vários pontos do país, seis equipas foram selecionadas para desenvolver, entre janeiro e abril de 2021, reportagens sobre temas de dimensão europeia variados, com apoio de jornalistas profissionais e mentores dos cincos parceiros. As seis reportagens desenvolvidas entram agora na última fase: a da edição final e da sua publicação nas plataformas do Repórteres em Construção (link is external) (REC), da Comissão Europeia em Portugal e das respetivas entidades de ensino. As três selecionadas serão também difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa: Público, Renascença e TVI.
Contexto:
O ReportEU, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal cuja primeira edição foi lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (link is external) (REC), nasce com o intuito de dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, de criar reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores. Através de uma experiência prática durante o percurso formativo, permite-lhes treinar o que é desenvolver uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos. Procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus. Desta forma, tem como objetivo contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas no formato reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus, fomentando ainda o debate e ação para um aumento da literacia mediática.
A primeira edição do ReportEU recebeu 23 candidaturas de estudantes de vários pontos do país. Destas, foram selecionadas seis equipas e respetivos projetos de reportagem que envolveram 18 estudantes de jornalismo e comunicação social e seis professores-coordenadores de cinco entidades de ensino superior de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal.
Os critérios de avaliação incluem: 1) a inovação do tema, ângulos e/ou formatos; 2) a qualidade de execução e de apresentação; 3) a relevância dos conteúdos; 4) o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE; 5) a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal). Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia.
Composição do painel de avaliação com representantes dos cinco parceiros (por ordem alfabética dos parceiros da iniciativa):
- Comissão Europeia em Portugal – Daniel Rosário
- Público – David Pontes
- REC – Ana Isabel Reis
- Renascença – Pedro Leal
- TVI – Pedro Benevides
Mais informações na página Web da Comissão Europeia em Portugal e com o marcador #ReportEU.