Educação“A capacitação das mulheres e raparigas através da educação” é o tema do Dia Internacional da Mulher no Parlamento Europeu em 2015. O objetivo é destacar dois aspetos diferentes: o acesso à educação nos países em desenvolvimento e o fosso entre os altos níveis de educação obtidos pelas mulheres na UE e as suas oportunidades profissionais. O Parlamento Europeu assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com vários eventos:

Na quinta-feira, 5 de março, a Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros e a Comissão da Cultura e Educação organizam uma audição conjunta com a participação de deputados dos Estados-Membros para debater a capacitação das mulheres e das raparigas através da educação. A reunião vai focar-se na importância em eliminar a disparidade de género na educação e na formação e na igualdade de acesso a uma educação continua e de qualidade.

Hoje, 4 de março, o Parlamento Europeu organiza um seminário para jornalistas sobre a “capacitação das mulheres e das raparigas através da educação” que conta com a participação de eurodeputados e especialistas. Os próximos passos na estratégia de igualdade entre mulheres e homens na UE é um dos temas em debate.
À tarde, decorre no Parlamento Europeu uma conferência sobre “A participação política das mulheres nos Balcãs Ocidentais e na Turquia” para debater a sub-representação das mulheres em cargos políticos nos países candidatos.

Iratxe García-Pérez, eurodeputada espanhola do S&D e presidente da Comissão dos Direitos da Mulheres e Igualdade dos Géneros vai responder a algumas das questões colocadas pelos seguidores da página do Parlamento Europeu no Facebook. As perguntas podem ser colocadas até  hoje (quarta-feira) e as respostas serão publicadas no final da semana.

Para mais informações:
http://www.europarl.europa.eu/news/pt/news-room/content/20150227STO28202/html/A-educa%C3%A7%C3%A3o-o-tema-principal-do-Dia-Internacional-da-Mulher-no-PE