30 de Julho de 2010 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI Julho/2010
Este calendário surge no ano no Ano Internacional da Biodiversidade.
Abrangendo o 2º semestre de 2010, o Calendário da Biodiversidade em Trás-os-Montes prolonga-se pelo ano de 2011, e pretende dar a conhecer através de imagem e texto vários exemplos de espécies e habitats desta região portuguesa.
Em cada um d os 19 meses do calendário, as fotos seleccionadas ilustram aspectos da fauna, flora, da fisionomia de habitats naturais e de ecossistemas agrários, representativos de cada mês e época. Para além duma breve descrição das imagens e do seu significado, é também dada informação acerca da relevância das espécies silvestres e agrícolas e realçada a sua utilização.
Especificam-se, sempre que existam, habitats estabelecidos pela Rede Natura 2000 e Medidas de Desenvolvimento Rural que permitem a sua protecção. Estas últimas remetem sobretudo para as medidas Agro-ambientais do Programa de Desenvolvimento permitem financiar os agricultores que optem por sistemas de produção não intensivos e pratiquem uma agricultura sustentada contribuindo, assim, para a preservação da biodiversidade destes ecossistemas.
Natura 2000 é a rede de zonas de conservação da natureza criada para garantir à escala da UE a sobrevivência de espécies e habitats valiosos, na Europa. Não se limita às reservas naturais, estruturando-se num princípio mais vasto de conservação e utilização sustentável em que o homem e a natureza podem coexistir. A rede baseia-se em dois instrumentos inovadores da legislação comunitária: a Directiva Aves de 1979, e a Directiva Habitat de 1992.
O apoio da União Europeia à rede Natura 2000 aumentou muito ao longo dos anos com financiamentos importantes a projectos de demonstração e de boas práticas. Em 2007, o orçamento do Programa Life + (2007-2013) financiou vários projectos no montante de 187 milhões de euros, em que 50% dos fundos foram destinados à conservação da natureza e biodiversidade.
No entanto, os montantes financeiros disponibilizados aos Estados Membros para fins de gestão dos sítios provêm dos Fundos Estruturais e do Fundo de Desenvolvimento Rural.
Atavés dos links abaixo poderá consultar os meses de Julho e Agosto de 2010:
– Julho de 2010;
– Agosto de 2010.