1 de Dezembro de 2014 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº6 31/12/2014, BREVE DEZEMBRO
A Análise Anual do Crescimento da UE para 2015 assume como prioridade dar um novo impulso para o emprego, o crescimento e o investimento. Reitera a importância das reformas estruturais como via para o crescimento e propõe políticas para aumentar o emprego e solucionar problemas sociais.
A Análise Anual do Crescimento (AGS) para 2015, publicada pela Comissão Europeia, está centrada no regresso da Europa a uma firme trajetória de criação de emprego e de crescimento económico sustentáveis.
A chegada da nova Comissão, com uma ambiciosa agenda para o emprego, o crescimento, a equidade e a mudança democrática, constitui o momento ideal para gerar uma nova dinâmica.
A apresentação da proposta do Plano de Investimento para mobilizar pelo menos 315 mil milhões de euros adicionais em investimento público e privado em três anos é um sinal de virar de página.
Em paralelo, a AGS para 2015 recomenda que se prossiga uma política económica e social baseada também num empenhamento renovado nas reformas estruturais e na prossecução da responsabilidade orçamental de cada Estado Membro.
A análise refere que, em Portugal, foram implementadas várias reformas na área do mercado de trabalho entre 2011 e 2013 e que a taxa de desemprego diminuiu cerca de 2 pontos percentuais entre 2013 e 2014. Em Portugal, após reformas estruturais efetuadas entre 2011 e 2014, que implicaram sacrifícios para muitos cidadãos, entrou-se numa fase de crescimento, que supera a média da zona euro.
Para mais informações:
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-2235_pt.htm