000A Comissão Europeia insta os Estados-Membros a reconhecerem a importância central da indústria para a criação de emprego e o crescimento na Europa, bem como a integrarem as preocupações em matéria de competitividade da indústria em todos os domínios de intervenção política. É esta a principal mensagem da comunicação «Para um renascimento industrial europeu», adotada hoje. A Comissão insta o Conselho e o Parlamento a adotarem propostas sobre a energia, os transportes, o espaço e a redes digitais de comunicações, bem como a aplicarem ou a garantirem a execução efetiva da legislação necessária para a consecução do mercado interno. Além disso, a modernização industrial deve ser prosseguida através do investimento na inovação, da eficiência dos recursos, das novas tecnologias, das competências e do acesso ao financiamento, acelerado pelo recurso a fundos da UE, especialmente concebidos para o efeito. A Comunicação promove uma Europa mais propícia à atividade das empresas através de ações para simplificar o quadro jurídico e melhorar a eficiência da administração pública ao nível da UE e aos níveis nacional e regional. Um acesso mais fácil aos mercados dos países terceiros, por meio da harmonização das normas internacionais, dos contratos públicos, da proteção das patentes e da diplomacia económica – estas são também questões cruciais.

O Vice-Presidente da Comissão Europeia Antonio Tajani, responsável pela Indústria e o Empreendedorismo, declarou: «A Europa está ainda longe de poder atingir, até 2020, o objetivo de a parte da indústria no PIB da Europa representar 20 %. É por esta razão que a competitividade industrial deve estar no centro da agenda política do Conselho Europeu de março de 2014. Com a iniciativa de hoje, a Comissão envia um sinal claro de que a reindustrialização e a modernização urgentes da nossa economia são indispensáveis para a criação de novos postos de trabalho. Precisamos de um forte compromisso a nível da UE e a nível nacional, para assegurar a coerência e a definição de prioridades de todos os instrumentos à nossa disposição. Uma estratégia industrial tem de abranger muitos outros setores, uma vez que eles estão cada vez mais interligados e têm impacto fundamental no sucesso industrial.»

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/enterprise/initiatives/mission-growth/index_en.htm