O Prémio de jornalismo da UE no domínio da saúde será novamente atribuído em 2010 no intuito de incentivar um jornalismo de qualidade que sensibilize o público para as questões relacionadas com os cuidados de saúde e os direitos dos doentes.

O prémio faz parte da campanha “A Europa e os doentes”, centrada em onze grandes iniciativas da UE no domínio da saúde. Todas essas iniciativas têm por objectivo comum assegurar melhores cuidados de saúde para todos na Europa.

O prémio destina-se a recompensar jornalistas que tenham contribuído de forma significativa para familiarizar os cidadãos com questões relacionadas com a saúde e cujo trabalho reflicta as expectativas e os pontos de vista dos doentes e dos profissionais da saúde.

O prémio será atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pluralismo dos meios de comunicação, em conformidade com o desejo da Comissão de melhorar a comunicação entre as instituições europeias e os cidadãos.

A selecção dos vencedores processa-se em duas fases:

1) Selecção de um finalista por cada júri nacional (um por Estado-Membro);
2) Selecção, por um júri europeu, do vencedor do prémio a nível da UE e dos segundo e terceiro classificados.

A campanha “A Europa e os doentes” e o prémio de jornalismo são financiados ao abrigo do Segundo Programa de Acção Comunitária do domínio da Saúde (2008-2013).

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/health-eu/journalist_prize/2010/index_pt.htm