19 de Janeiro de 2010 | 0 Comentários
Categorias: Breves
A Comissão Europeia assinalou a 19 de Janeiro de 2010 o início do Ano Internacional da Biodiversidade com a apresentação de um documento que enuncia as nossas opções futuras para a política de biodiversidade. Apesar dos esforços desenvolvidos no passado, a extinção de espécies prossegue a um ritmo alarmante, sendo necessária uma nova visão para travar a perda de biodiversidade.
A Comunicação apresentada mostra uma nova visão e descreve quatro objectivos possíveis para alcançar, com diferentes níveis de ambição. O objectivo é lançar e incentivar o debate entre os Estados-Membros com vista a elaborar, antes do final do ano, um novo quadro político para a biodiversidade no período pós-2010. É necessário definir novos objectivos dado que os objectivos actuais, tanto da União Europeia como globais, em matéria de biodiversidade expiram em 2010.
O Comissário Stavros Dimas, responsável pela pasta do ambiente declarou: “Vamos intensificar os nossos esforços e adoptar uma nova política e estratégia para o período pós-2010. Precisamos de uma nova visão e de um novo objectivo em matéria de biodiversidade, tendo em conta a contínua perda de espécies e a importância que atribuímos a esta questão. Não podemos dar-nos ao luxo de virar as costas à luta contra a perda de biodiversidade. É essencial assegurar um elevado nível de ambição para apoiar a nossa política futura”.
Quais as possíveis medidas propostas?
A Comunicação adoptada propõe uma visão a longo prazo (2050) para a biodiversidade, com quatro opções de objectivo a médio prazo (2020) – um passo essencial para que essa visão se torne realidade. Nesta visão, a biodiversidade e os serviços ecossistémicos que a natureza nos oferece gratuitamente são preservados, valorizados e, na medida do possível restaurados, pelo seu valor intrínseco, contribuindo assim para a prosperidade económica e o bem-estar humano e para evitar alterações catastróficas ligadas à perda de biodiversidade.
São propostos quatro níveis de ambição para o objectivo a médio prazo (2020) que permita transformar esta visão em realidade:
Opção 1: Reduzir significativamente a taxa de perda de biodiversidade e de serviços ecossistémicos na União Europeia até 2020.
Opção 2: Travar a perda de biodiversidade e de serviços ecossistémicos na União Europeia até 2020.
Opção 3: Travar a perda de biodiversidade e de serviços ecossistémicos na União Europeia até 2020 e restaurá-la na medida do possível.
Opção 4: Travar a perda de biodiversidade e de serviços ecossistémicos na União Europeia até 2020, restaurá-la na medida do possível e intensificar a contribuição da União Europeia para evitar a perda de biodiversidade global.
Para mais informações:
http://ec.europa.eu/environment/nature/biodiversity/policy/index_en.htm