imagesO “Regresso à Escola” enquadra-se na estratégia de comunicação da União Europeia, particularmente nos objectivos do Plano D – Democracia, Diálogo, Debate. Esta estratégia coloca os cidadãos no centro das políticas europeias e assenta em três princípios estratégicos:

•escutar os cidadãos e ter em conta os seus pontos de vista e as suas preocupações;

•clarificar a influência das políticas da União Europeia na sua vida quotidiana;

•estabelecer uma ligação com os cidadãos através de contactos no terreno e dirigir-se às pessoas a partir de uma perspectiva nacional e local.

Assim, no dia 22 de Maio de 2009, um grupo de funcionários das instituições europeias regressam às escolas primárias e secundárias onde estudaram em Portugal, para debater o Projecto Europeu com os alunos, na perspectiva dos que contribuem para este no seu trabalho do dia a dia.
Esta iniciativa tem a sua origem no “Regresso à Escola” organizado em 9 de Outubro de 2007, no quadro da Presidência portuguesa da União Europeia. Cerca de duzentos funcionários e membros das instituições europeias, assim como 14 membros do Governo português, regressaram às suas escolas, numa iniciativa que envolveu 272 visitas a um total de 206 escolas em todo o país.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20090407_regresso_escola_pt.htm