imagesA Direcção-Geral do Alargamento em cooperação com a Associação “European Youth Press” e a “Cafébabel”, lançaram o concurso 2009 dos Jovens Jornalistas Europeus.
A Europa celebra este ano o 20º aniversário da queda da Cortina de Ferro e o 5º aniversário da adesão à União Europeia de oito países da Europa Central e Oriental, bem como Malta e Chipre. Estas efemérides constituem um especial incentivo para os jovens jornalistas de toda a Europa reflectirem e exprimirem os seus pontos de vista sobre o alargamento da União Europeia.
Após o sucesso do concurso do ano passado, a Comissão Europeia oferece a oportunidade aos jornalistas mais jovens de mostrarem os seus talentos. Para além de artigos online ou impressos, o prémio 2009 está também aberto a jornalistas da rádio.
O tema do concurso para ambas as categorias tem que se referir ao alargamento da União Europeia e/ou à visão futura da Europa.
Os participantes têm de ter entre os 17 e 35 anos, devendo ser originários de um dos Estados-Membros da União Europeia, de um país candidato ou potencial candidato (Balcãs ocidentais e Turquia).
As inscrições para o concurso estão abertas até 31 de Maio de 2009.
Os participantes podem inscrever-se no concurso através do seguinte site http://www.eujournalist-award.eu/, o qual contém informações acerca da política de alargamento da União Europeia, disponibiliza conselhos interessantes sobre o desenvolvimento da carreira de jornalista, bem como um blog interactivo.

Ao avaliar as candidaturas, os membros dos júris nacionais procurarão uma intuição jornalística em todos os artigos e peças de rádio apresentadas, que terão que se referir a questões relacionadas com o alargamento da União Europeia.

Os 35 vencedores nacionais deste prémio serão convidados para uma viagem cultural e histórica a Berlim.
Para mais informações:
http://www.eujournalist-award.eu/