3 de Fevereiro de 2020 | 0 Comentários
Categorias: Breves
Tags: Breve Fevereiro/2020
Estão oficialmente abertas as candidaturas para o Concurso Europeu de Inovação Social 2020! Subordinado ao tema «Reinventar a moda: mudar comportamentos para uma moda sustentável», o concurso deste ano procura projetos e ideias em fase de arranque que irão alterar as nossas formas de produzir, comprar, utilizar e reciclar a moda, avançando no sentido de uma maior sustentabilidade global e da alteração dos comportamentos dos consumidores a nível local, nacional e europeu.
Lançado em memória do pioneiro da inovação social Diogo Vasconcelos (link is external), o Concurso Europeu de Inovação Social é um desafio lançado pela Comissão Europeia em todos os Estados-Membros da UE e nos países associados do programa Horizonte 2020.
Atualmente no seu 8.º ano, o concurso é já uma referência para os inovadores sociais na Europa, utilizando uma metodologia comprovada para apoiar ideias em fase de arranque e facilitar uma rede de inovadores radicais que trabalham em prol de uma sociedade melhor. Todos os anos, o concurso aborda uma temática diferente com relevância para a Europa.
O Concurso Europeu de Inovação Social 2020 procura apoiar ideias e projetos inovadores que visam reduzir a pegada ambiental global e melhorar o impacto societal da moda, ajudar a torná-la mais acessível e justa e contribuir para alterar os comportamentos de forma sustentável.
As soluções devem visar claramente a obtenção de impacto, a procura da sustentabilidade e ser redimensionáveis ou replicáveis após o concurso – a nível local, nacional ou europeu.
A cronologia do concurso será a seguinte:
- 30 de janeiro de 2020: abertura das inscrições
- 12 de fevereiro de 2020: evento de lançamento em Valência, Espanha
- 4 de março de 2020 (12 horas CET, 11 horas em Lisboa): prazo para apresentação de candidaturas
- Início de julho de 2020: Academia Europeia de Inovação Social, Amesterdão, Países Baixos
- Outono de 2020: Cerimónia de entrega de prémios
O concurso está aberto a participantes de todos os Estados-Membros da UE e dos países associados do programa Horizonte 2020 até à data-limite para a apresentação das candidaturas: 12:00 CET (hora da Europa Central) de quarta-feira, 4 de março. Haverá um evento de lançamento em Valência, Espanha, em 12 de fevereiro, e uma série de webinars pós-lançamento com peritos de toda a Europa.
Em julho, em Amesterdão, Países Baixos, trinta semifinalistas serão convidados para uma academia de formação presencial, onde receberão mentoria e apoio para desenvolverem as suas ideias em preparação para a segunda ronda de avaliação.
Os juízes identificarão 10 finalistas e selecionarão os três vencedores. Numa cerimónia de entrega de prémios, a decorrer no outono, os vencedores serão anunciados e ser-lhes-á atribuído um prémio de 50 000 euros a cada um.
Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/competition-reimagine-fashion_pt