17 de Dezembro de 2019 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo
Tags: BI Dez/2019
A Comissão von der Leyen lançou um novo ciclo do Semestre Europeu, o primeiro do seu mandato. Trata-se de uma estratégia de crescimento ambiciosa e reformulada, centrada na promoção da sustentabilidade competitiva, cujo objetivo é criar uma economia ao serviço das pessoas e do planeta.
A estratégia anual para o crescimento sustentável dá cumprimento à visão definida pela presidente Ursula von der Leyen nas suas orientações políticas. Estabelece a estratégia política da UE em matéria económica e de emprego, colocando a sustentabilidade e a inclusão social no centro das políticas económicas, em consonância com as prioridades definidas no Pacto Ecológico Europeu, a nova estratégia de crescimento da Comissão.
O objetivo é garantir que a Europa continua a ser o berço dos sistemas de proteção social mais avançados do mundo, passa a ser o primeiro continente com impacto neutro no clima e constitui um polo dinâmico de inovação e de empreendedorismo competitivo.
O pacto dotará a Europa de instrumentos que lhe permitirão ser mais ambiciosa em termos de justiça social e de prosperidade. De um modo mais geral, a estratégia de crescimento sustentável ajudará a UE e os seus Estados-Membros a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que a Comissão integra pela primeira vez no Semestre Europeu.
Estratégia Anual para o Crescimento Sustentável engloba quatro dimensões interligadas, que se reforçam mutuamente, para enfrentar os desafios que se colocam a longo prazo. Estas dimensões deverão nortear reformas estruturais, políticas de emprego e investimentos e políticas orçamentais responsáveis em todos os Estados-Membros, de modo a construir uma economia ao serviço das pessoas e do planeta.
Estas quatro dimensões são:
- a sustentabilidade ambiental;
- os ganhos de produtividade;
- a equidade;
- a estabilidade macroeconómica.
O Semestre Europeu colocará maior ênfase na sustentabilidade ambiental, formulando orientações específicas para os Estados-Membros nos domínios onde é mais necessário realizar reformas estruturais e investimentos, tendo em vista um modelo económico sustentável.
As orientações políticas no âmbito do Semestre Europeu contribuirão também para desencadear ganhos de produtividade: promoverão o investimento e as reformas estruturais, de modo a fomentar a investigação e a inovação, incrementar o acesso ao financiamento, melhorar o funcionamento dos mercados de produtos e serviços e eliminar os estrangulamentos no ambiente empresarial.
A equidade deverá ser salvaguardada com a aplicação de políticas sociais que garantam condições de trabalho justas para todos e permitam às pessoas adaptar-se às mudanças conjunturais num período de grandes transformações. Importa preservar a estabilidade macroeconómica respeitando as regras orçamentais, recorrendo simultaneamente à plena flexibilidade oferecida por estas, colmatando os desequilíbrios e concluindo a União Económica e Monetária (UEM).
Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/creating-economy-works-people-planet_pt