A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, anunciam os vencedores da edição de 2023 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra. Este ano, 30 projetos de 21 países europeus foram distinguidos com este prestigiado galardão (ver abaixo a lista de laureados).

Entre os vencedores deste ano estão quatro extraordinários projetos portugueses:

  • Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, Madeira

O restauro destes raros tetos de estilo mudéjar, com 1500 m2, foi realizado com base nas melhores práticas de conservação da madeira e envolveu uma equipa interdisciplinar de profissionais de topo de várias nacionalidades.

  • Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega”

Através da transferência de conhecimento e sabe-fazer, este projeto de investigação dá a conhecer práticas exemplares de salvaguarda da “Arte-Xávega”, um dos últimos exemplos de pesca artesanal e sustentável na União Europeia.

  • Projeto ALMADA, Lisboa

Este projeto multidisciplinar utiliza a investigação científica para apresentar a arte mural de Almada Negreiros numa nova perspetiva. O seu alcance junto de diversas comunidades é exemplar.

  •  Cláudio Torres

Há mais de 40 anos que o arqueólogo Cláudio Torres e o centro de investigação que criou em Mértola desempenham um papel fundamental na valorização e conservação do património islâmico em Portugal.

Para mais informações:
https://portugal.representation.ec.europa.eu/news/quatro-projetos-portugueses-entre-os-vencedores-dos-premios-europeus-do-patrimonio-cultural-premios-2023-06-14_pt