13 copyEstão abertas, até 31 de março, as candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, a escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A edição deste ano terá lugar de 27 a 30 de agosto na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

O Summer CEmp decorre em localidades históricas de Portugal, cada edição num local diferente, colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos dessas comunidades no contexto europeu. No ano em que se celebra o Ano Europeu da Juventude e os 35 anos do programa Erasmus, o Summer CEmp vai para o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica, após quatro edições a percorrer o interior do país: Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019) e Alcoutim (2021).

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia. O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da localidade anfitriã, de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), de forma aberta e concreta, sobre o futuro do projeto europeu e de aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos.

O formato desta edição acompanhará a evolução da situação epidemiológica, tendo o programa, logística e o número de pessoas envolvidas sido adequados, e cumprirá as regras em vigor no momento e no local, em articulação com as autoridades de saúde e de proteção civil.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal disponibiliza apoio logístico aos jornalistas e órgãos de comunicação social que queiram acompanhar o programa presencialmente. Este ano, o número de vagas ainda terá de ser limitado devido ao contexto de pandemia e o acesso ao local implicará o cumprimento das regras em vigor e do respetivo plano de contingência.  Para demonstração de interesse e qualquer outra questão sobre cobertura da iniciativa, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel.rosario@ec.europa.eu, 936 540 378 e Rita Fortunato Baptista – rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu, 966 822 590.

Mais informações na página dedicada website e acompanhe com o #SummerCEmp nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram

Contacto para questões: COMM-REP-LIS-Press@ec.europa.eu