A Comissão Europeia lançou ontem o convite à apresentação de candidaturas para a iniciativa «ImagineEU», um concurso aberto aos estudantes dos dois últimos anos do ensino secundário.

Os estudantes de toda a UE são convidados a criar e partilhar vídeos curtos que apresentem as suas ideias para mudanças a nível europeu que possam melhorar a qualidade de vida nas suas comunidades.

As três equipas vencedoras terão a oportunidade de visitar as instituições europeias, explorar o seu trabalho e saber mais sobre a UE durante uma visita de estudo de dois dias a Bruxelas.

O prazo para a apresentação dos vídeos termina em 13 de dezembro de 2023 e a votação em linha decorrerá entre 20 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024. O regulamento do concurso e as modalidades de candidatura podem ser consultados no sítio Web do concurso

O concurso «ImagineEU» assenta no conceito da Iniciativa de Cidadania Europeia e visa incentivar os jovens cidadãos a desempenharem um papel ativo para influenciarem as políticas da UE. Complementa o conjunto de ferramentas didáticas «A Democracia em Ação na UE — Dê a sua opinião com a Iniciativa de Cidadania Europeia», concebido para dotar os alunos do ensino secundário dos conhecimentos e competências necessários para se tornarem cidadãos da UE empenhados.