p025066000102-260897O Conselho Europeu de Investigação (sigla em inglês, ERC) atribuiu bolsas a 408 investigadores europeus em início de carreira num total de 621 milhões de euros. Destes, seis são portugueses (dois são investigadores em Portugal e quatro de fora do País).

João Conde, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes; Joana Gonçalves Sá, da Universidade de Lisboa; Cláudia Custódio, do Imperial College of Science Technology and Medicine (Reino Unido); Noel de Miranda, da Academisch Ziekenhuis Leiden (Países Baixos); Mafalda Viana, da University of Glasgow (Reino Unido); e Rebeca Ribeiro Palau, do Centre National de la Recherche Scientifique (França). Estes portugueses recebem cerca de 1.5 milhões de euros (cada um), valor que lhes permite desenvolver investigação de ponta. Os fundos fazem parte do programa de investigação e e inovação da UE, o Horizonte 2020, gerido pelo Comissário europeu Carlos Moedas.

Carlos Moedas disse: “Se quisermos encontrar respostas para os desafios mais difíceis dos nossos tempos, os investigadores precisam de liberdade e de apoio para prosseguir a sua investigação científica e dar resposta a esses desafios. Esta é a força das bolsas que a UE concede através do Conselho Europeu de Investigação: uma oportunidade para cientistas encontrarem respostas para os desafios mais ousados”.

A investigação dos candidatos aprovados abrange um amplo espectro de tópicos, incluindo o estudo de como os alimentos da floresta podem fornecer uma solução para a fome no mundo; avaliar a intensidade, frequência e distribuição de níveis extremos do mar na Europa; investigar como as empresas de tecnologia vendem os seus produtos e procuram a confiança dos consumidores; ou desvendar as habilidades de sobrevivência de organismos unicelulares.

Os resultados desse concurso de bolsas mostram uma maior diversidade de nacionalidades do que nunca: os investigadores são de 51 países diferentes em todo o mundo, de lugares tão distantes quanto Taiwan e Cuba. Estas bolsas financiam investigação que vai decorrer em 24 países, com instituições na Alemanha (73), Reino Unido (64) e Holanda (53) a sediar o maior número de projetos. Cerca de 13% dos pedidos foram selecionados para financiamento. Como os cientistas selecionados deverão constituir as suas próprias equipas de investigação, é estimada a criação de cerca de 2.500 empregos para bolseiros de pós-doutoramento, estudantes de doutoramento e outros funcionários das instituições anfitriãs.

Sobre os fundos:

Os “ERC Starting Grants” são concedidos a investigadores em início de carreira de qualquer nacionalidade, com dois a sete anos de experiência desde a conclusão do doutoramento (ou grau equivalente) e um histórico científico que mostre o seu potencial. A investigação deve ser realizada numa organização de pesquisa pública ou privada localizada num dos Estados-Membros da UE ou países associados. O financiamento (máximo de € 2,5 milhões por bolsa, incluindo até € 1 milhão para cobrir custos extraordinários) é dado até cinco anos. Os convites à apresentação de propostas são publicados uma vez por ano.

Para candidatos:

Os investigadores que desejam concorrer a uma bolsa de iniciação do ERC devem inscrever-se para a ronda de financiamento de 2020 antes de 16 de outubro de 2019. As datas e detalhes da inscrição podem ser encontradas em: erc.europa.eu/funding/starting-grants

Sobre os projectos dos Portugueses:

Nome Instituição Nome / Área do Projecto
João Conde Instituto de Medicina Molecular Joao Lobo Antunes Cancer Heterogeneity and Therapy Profiling Using Bioresponsive Nanohydrogels For The Delivery Of Multicolor Logic Genetic Circuits.
Joana Gonçalves Sá Universidade Nova de Lisboa Fake News and Real People – Using Big Data to Understand Human Behaviour
Cláudia Custódio Imperial College of Science Technology and Medicine Information Frictions, Financing And Growth:  The Impact Of Firm Certification
Noel De Miranda Academisch Ziekenhuis Leiden Rational Design Of Cancer Immunotherapy: One Size Does Not Fit All
Mafalda Viana University of Glasgow Modelling To Optimize Vector Elimination:  Destabilising Mosquito Populations