reporteu copyFecham a 3 de dezembro as candidaturas para o ReportEU, uma nova iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a primeira edição a ser lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (REC). A iniciativa tem por principal objetivo contribuir para a formação prática em reportagens sobre temas europeus e está aberta à participação de equipas de dois a cinco elementos, sendo que pelo menos um dos membros de cada equipa deve ser estudante de jornalismo ou de comunicação social numa entidade de ensino superior em Portugal.

O ReportEU nasce com o intuito de dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, de desenvolver conteúdos informativos em formato de reportagem sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores. Através de uma experiência prática durante o percurso formativo, permite-lhes treinar o que é preparar e produzir uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos. Procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus.

As inscrições estão abertas até ao final da próxima semana, quinta-feira 3 de dezembro de 2020 e são feitas através do formulário online. A Comissão Europeia em Portugal está disponível para fazer curtas apresentações à distância da iniciativa e responder a questões de professores e estudantes.

Das inscrições recebidas, seis equipas serão selecionadas para desenvolver as reportagens propostas com acesso a mentoria prática de jornalistas profissionais. Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia. No final, as três reportagens consideradas melhores pela equipa de mentores serão difundidas por órgãos de comunicação social.

Os critérios de avaliação incluem:

1. a inovação do tema, ângulos e/ou formatos;
  2. a qualidade de execução e de apresentação;
  3. a relevância dos conteúdos;
  4. o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE;
  5. a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos 3 Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal).