A Comissão Europeia lançou o Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública, que vai estar aberto até ao dia 15 de fevereiro de 2013 para selecionar as administrações públicas mais inovadoras da Europa.

A Comissão Europeia através deste concurso incentiva as administrações públicas, locais, regionais e nacionais a apresentarem os seus projetos através do site do concurso: www.ec.europa.eu/admin-innovators

Serão atribuídos até o máximo de nove prémios, no valor de € 100.000 cada, para as iniciativas de sucesso em curso, que tragam melhoramentos para os cidadãos, empresas, ou para a educação e investigação.

O prémio em dinheiro será usado pelas administrações públicas vencedoras para incrementar e expandir as suas iniciativas, contribuindo assim para o reforço da excelência e da inovação no setor público. O concurso está aberto aos organismos públicos, estabelecidos num Estado-Membro da UE, ou de um país associado ao programa-quadro de investigação da UE.

As Iniciativas apresentadas devem estar em curso pelo menos há um e no máximo quatro anos. Os vencedores do “Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública” serão selecionados com base em quatro critérios:

  •     relevância económica da sua iniciativa para a comunidade em causa;
  •     relevância para os desafios que a sociedade enfrenta;
  •     originalidade e possibilidades de transposição da iniciativa para outros contextos;
  •     utilização prevista do prémio monetário.

Não existe uma lista pré-definida dos projetos admissíveis. Os exemplos podem incluir iniciativas que prestem assistência especial a idosos, transportes públicos ecológicos, plataformas de ligação em rede para empresas em fase de arranque, apoio a empresários rurais através de ferramentas de comércio eletrónico, novas abordagens à formação profissional ou que promovam o empreendedorismo dos investigadores.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20130201_inovacao_administracao_publica_pt.htm