p045299-73024_-_copyPara assinalar o Dia Mundial do Professor, a Comissão lança hoje uma nova ferramenta em linha que ajuda os professores a refletirem sobre a forma como utilizam as tecnologias digitais nas suas atividades de ensino. Através de uma série de perguntas, a ferramenta «SELFIEforTEACHERS» pode ajudá-los a avaliar o seu nível de competências digitais e a identificar as áreas em que necessitam de mais formação e apoio.

A ferramenta é oficialmente lançada hoje em Liubliana pela Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e pela ministra eslovena da Educação, Ciência e Desporto, Simona Kustec.

A Comissária Gabriel declarou: «Os professores fazem um trabalho fantástico, e quero agradecer-lhes, no Dia Mundial dos Professores. As tecnologias digitais podem trazer novos métodos de aprendizagem e ensino, podendo até revelar-se mais inclusivas e adaptadas para dar formação a uma geração «nativa digital». A ferramenta que lançamos hoje irá permitir aos professores europeus tirarem uma fotografia instantânea, uma “selfie”, da situação em que se encontram em relação à utilização de tecnologias, e receberem conselhos sobre como melhorar as suas competências». É importante para a Comissão Europeia acompanhar os professores no seu desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida.»

Neste momento, a ferramenta está disponível em inglês, francês, alemão e esloveno. Seguir-se-ão versões em todas as línguas oficiais da UE nas próximas semanas.

Como funciona a nova ferramenta?

Qualquer professor de escola primária ou secundária pode inscrever-se para utilizar a ferramenta. Depois, regista as suas reações a uma série de afirmações sobre a utilização que faz das tecnologias, em seis áreas diferentes:

• Ensino e aprendizagem
  • Encontrar, utilizar e criar recursos digitais
  • Personalizar a aprendizagem e cativar os alunos com atividades práticas
  • Avaliar e recolher reações dos alunos
  • Comunicar e colaborar com estudantes, famílias e colegas
  • Desenvolver as competências digitais dos estudantes

De seguida, o professor recebe um relatório automático com os seus resultados (de «principiante» a «inovador») e sugestões sobre a forma como pode melhorar. Utilizar a ferramenta pode ser um bom primeiro passo para identificar os pontos fortes e as áreas onde são necessários mais desenvolvimento e apoio profissionais. Todos os professores que terminem a sua autorreflexão podem receber um certificado e um cartão digital.

Os professores podem utilizar a ferramenta individualmente ou como elementos de uma equipa, por exemplo com um grupo de professores da sua escola ou com uma equipa de professores de uma disciplina na sua região ou país. Isto pode ajudar com o planeamento ao nível da escola, da rede de escolas, de uma instituição de formação de professores ou de uma autoridade educativa local.

Todas as respostas à SELFIEforTEACHERS são anónimas, não sendo partilhados quaisquer dados pessoais. Os dados não são concebidos para classificar ou avaliar o desempenho dos professores, mas sim para lhes permitir aprender a utilizar a tecnologia de forma eficaz no seu trabalho e a promover as competências digitais dos seus alunos.

Nesta primavera, uma versão-piloto da SELFIEforTEACHERS foi testada por mais de quatro mil professores em cinco países (Estónia, Irlanda, Itália, Lituânia e Portugal). As reações foram positivas e os professores consideraram que a ferramenta tem muito valor e relevância para o seu trabalho. A Comissão está a trabalhar no desenvolvimento de recursos e material de apoio para professores, incluindo a partilha de práticas dos professores que utilizaram a ferramenta para a sua aprendizagem profissional.