grupo-pessoasA Semana Europeia da Juventude realiza-se de dois em dois anos. Celebra e promove atividades dirigidas aos jovens, através de eventos organizados em todos os países que participam no programa Erasmus+. Este ano, de 29 de abril a 5 de maio, decorre, em toda a Europa, a nona edição da Semana Europeia da Juventude, sob o tema «A democracia e eu».

A par das atividades organizadas ao longo da semana em todos os países participantes, centenas de jovens farão ouvir a sua voz em dois grandes eventos que decorrem em Bruxelas, em 29 e 30 de abril.

Na perspetiva das próximas eleições para o Parlamento Europeu, entre 23 e 26 de maio, os debates realizados no âmbito desta edição da Semana Europeia da Juventude centrar-se-ão na forma como os jovens podem participar ativamente nas respetivas comunidades e influenciar as decisões democráticas.

Em 30 de abril, o Comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, presidirá a uma sessão do Diálogo com os Cidadãos destinada aos jovens, bem como a um debate no Parlamento Europeu em Bruxelas, reunindo mais de 800 jovens que irão discutir a participação democrática, bem como o impacto do Corpo Europeu de Solidariedade para os jovens, as ONG e as comunidades locais.

Os resultados de um inquérito Eurobarómetro publicado mostram que para mais de dois terços dos jovens (67 %), a ação prioritária da UE nos próximos dez anos deverá centrar-se na proteção do ambiente e na luta contra as alterações climáticas. A segunda e terceira prioridades identificadas são a melhoria da educação e da formação, incluindo a livre circulação de estudantes, aprendizes ou alunos (56 %), e a luta contra a pobreza e as desigualdades económicas e sociais (56 %). Além disso, 72 % dos jovens inquiridos afirmam que, a partir do momento em que puderam participar nos atos eleitorais até hoje, exerceram o seu direito de voto em eleições locais, nacionais ou europeias. O inquérito, que decorreu em março de 2019, dirigiu-se a cerca de 11 mil jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos. Os participantes terão a oportunidade de debater estes e outros temas no âmbito dos eventos da Semana Europeia da Juventude.

Além disso, esta tarde (29 de abril), o Comissário Navracsics apresentará os resultados da edição de 2018 do Prémio Altiero Spinelli. Esta edição incidiu especialmente nos jovens e distinguiu projetos que reforçam a sua consciência crítica em relação à União Europeia e a motivação para participarem nos processos democráticos que irão moldar o seu futuro. Atraiu 79 candidaturas e os cinco projetos vencedores serão anunciados num evento a realizar em Bruxelas.