6 de Maio de 2016 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº1 31/05/2016, BREVE MAIO/16
A 15 de abril de 2016, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração estreita com os ESOs («European Semester Officer») nas Representações da Irlanda, Letónia e Espanha, organizaram um Seminário transfronteiriço para abordar a experiência na implementação de programas de ajustamento entretanto concluídos. O objetivo deste Seminário não era produzir nenhum «ranking», mas somente propiciar uma oportunidade para a troca de experiências e boas práticas.
O Seminário teve duas sessões:
i) a sessão da manhã dedicada às questões do mercado de trabalho;
ii) a sessão da tarde dedicada aos desequilíbrios macroeconómicos tanto orçamentais como do sistema financeiro/bancário.
Proeminentes oradores participaram no evento: dois por cada Estado Membro e sessão. Também participaram no Seminário oradores de instituições internacionais (OCDE e EuroFound), assim como funcionários da Comissão Europeia. Assistiram ao Seminário cerca de 100 participantes, entre os quais, funcionários de departamentos ministeriais, instituições públicas, reguladores, embaixadas, universidades e media.
A qualidade e pertinência das várias apresentações e das sessões de perguntas e respostas foram assinaláveis. O Seminário decorreu num momento em que se debatia a viabilidade/conveniência para se constituir um banco ou veículo especial para resolver o problema do elevado stock de crédito malparado em Portugal.
Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/news/seminarioreformascatalisadoresretoma_pt