logo_life_ptO Programa LIFE da Comissão cofinancia novos projetos em favor do ambiente, da natureza e de uma economia mais sustentável. Os investimentos abrangem 6 novos projetos em vários distritos de Portugal financiados em cerca de 14 milhões.

A Comissão aprovou um pacote de investimentos no valor de 264,8 milhões de EUR para apoiar o ambiente, a natureza e o crescimento verde na Europa. Os investimentos abrangem 96 novos projetos, de 21 Estados-Membros, que serão financiados pelo programa LIFE para o Ambiente.

Esses projetos abrangem ações nos domínios do ambiente e da eficiência na utilização dos recursos, apoiando a transição para uma economia mais circular e sustentável, a natureza e a biodiversidade, assim como a governação em matéria de ambiente e a melhoria da informação. Os projetos serão cofinanciados pela UE com uma verba de 160,6 milhões de EUR.

Conheça os 6 projetos portugueses abrangidos:

LIFE Ambiente e eficiência na utilização dos recursos (4 projetos — 4,8 milhões)

– Projeto LIFE No_Waste (Universidade de Aveiro): visa demonstrar a utilização sustentável de resíduos para regenerar solos degradados em áreas de exploração mineira, em conformidade com a Estratégia Temática de Proteção do Solo da UE. O projeto visa combinar cinzas da combustão de biomassa florestal com resíduos do fabrico de papel e de pasta de papel para repor o teor de carbono do solo e neutralizar a sua acidez em 12 parcelas de ensaio (1,2 km²) situadas na Faixa Piritosa Ibérica.
Resumo do projeto

– Projeto LIFE SWSS (Instituto de Soldadura e Qualidade): visa demonstrar a utilização de um «sistema de abastecimento de água inteligente» [«smart water supply system» (SWSS)] para reduzir as perdas de água, o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa. A plataforma SWSS será testada em condições reais na infraestrutura de três empresas de abastecimento de água. Prevê-se que o consumo de energia e as emissões de CO2 sejam reduzidos em 15 %, diminuindo a perda média de água de 2,6 % para 1 %.
Resumo do projeto

– Projeto LIFE Impetus (Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P.): os compostos farmacêuticos são resistentes às formas convencionais de tratamento das águas residuais. O projeto visa testar a sua eliminação através de adsorventes respeitadores do ambiente feitos de resíduos vegetais locais (alfarroba e cortiça) e coagulantes biopolímeros, em estações de tratamento convencional de lamas ativadas, que são a forma mais comum de tratar as águas residuais na Europa. Será efetuado um ensaio de campo ao longo de três anos, em estações de tratamento de lamas ativadas de duas regiões com stress hídrico (Lisboa e Algarve), sendo controlada a acumulação dos compostos farmacêuticos e efetuada uma análise de custo/benefício dos métodos de tratamento utilizados.
Resumo do projeto

– Projeto FLAW4LIFE (Fruta Feia CRL): visa alterar os hábitos de consumo alimentar e criar mercados alternativos para a fruta e os legumes com imperfeições. Pretende criar uma rede nacional de venda e consumo de produtos alimentares com imperfeições, que adquirirá esses produtos aos produtores locais e os revenderá aos consumidores em 10 pontos diferentes de distribuição, reduzindo assim o desperdício alimentar em 460 toneladas por ano.
Resumo do projeto

LIFE Natureza e biodiversidade (2 projetos – 9,1 milhões)

– Projeto LIFE RUPIS [Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)]: visa aumentar as populações do abutre do Egito (Neophron percnopterus) e de águia de Bonelli (Aquila fasciata) no vale do Douro Internacional, mediante a melhoria da taxa de reprodução e a redução da mortalidade. Para alcançar os seus objetivos, o projeto visa reduzir a perturbação dos ninhos, aumentar a disponibilidade de alimento (especialmente durante a época de reprodução) e melhorar a qualidade do habitat, mediante uma melhor gestão das práticas agrícolas e de pastagem.
Resumo do projeto

– Projeto LIFE LINES (Universidade de Évora): visa avaliar e divulgar boas práticas para reduzir o impacto negativo para a fauna selvagem das infraestruturas de transporte linear e redes de energia (estradas, caminhos de ferro, linhas elétricas). Visa criar uma «infraestrutura verde» de demonstração, assente em corredores ecológicos e zonas de passagem, a fim de melhorar as ligações e a conservação da biodiversidade local e regional. Será criada uma rede de corredores e de microrreservas na proximidade das infraestruturas lineares, assim como uma base de dados nacional sobre mortalidade da fauna selvagem, sendo ensaiados novos métodos para dissuadir as aves de pousar nas linhas de alta tensão.
Resumo do projeto
O programa LIFE foi criado em 1992 e já permitiu financiar mais de 4 000 projetos em toda a UE e em países terceiros, no valor de 7,8 mil milhões de EUR, disponibilizando um total de 3,4 milhões de EUR para proteger o ambiente e o clima.

O programa LIFE, que contempla um subprograma «Ambiente» e um subprograma «Ação climática» dispõe para o período 2014-2020 de um orçamento de 3,4 mil milhões de EUR a preços correntes.