Está aberta uma consulta pública para recolher os pontos de vista de jovens, professores, animadores de juventude, organizações, empregadores e outras partes interessadas sobre as prioridades e o reforço do recém lançado Corpo Europeu de Solidariedade.

consulta pública decorrerá até 2 de abril e tem por base uma anterior consulta às partes interessadas realizada no final de 2016 aquando da preparação do lançamento do Corpo Europeu de Solidariedade em dezembro.

Os jovens e as organizações participantes na consulta pública terão a oportunidade de avaliar os diferentes objetivos da iniciativa, dar conta da sua motivação para participar, comunicar as suas necessidades em matéria de informação e orientação e partilhar boas práticas.

Os resultados da consulta permitirão definir com maior precisão e consolidar o Corpo Europeu de Solidariedade, contribuindo para o trabalho que a Comissão está a desenvolver com vista à proposta legislativa.

A consulta será complementada por consultas específicas com partes interessadas envolvidas no trabalho com jovens na UE.

Na sua Comunicação sobre o Corpo Europeu de Solidariedade, a Comissão adotou uma abordagem gradual, aproveitando, numa primeira fase, os programas e instrumentos já existentes, enquanto prepara a sua proposta de instrumento jurídico autónomo a adotar no primeiro semestre de 2017.

Desde o lançamento da iniciativa em dezembro último, mais de 21 000 jovens inscreveram-se no Corpo Europeu de Solidariedade.

Espera-se que as organizações participantes estejam em condições de começar a procurar candidatos adequados no início de março e que os primeiros jovens se juntem a atividades de solidariedade já na primavera.

O objetivo consiste em obter a adesão de 100 000 jovens até 2020. 

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/news/public-consultation-european-solidarity-corps_pt