premios_europeus_promocao_empresarial_ptO projeto, Lisboa Empreende, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, venceu na categoria de topo «Grande Júri» da edição de 2015 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, atribuídos pela Comissão Europeia, a 19 de novembro no Luxemburgo, no contexto da Semana Europeia das PME.

O júri dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015 considera a iniciativa Lisboa Empreende um programa de êxito, inspirador e inovador que estimula o micro-empreendedorismo em Lisboa através de um leque abrangente de medidas e, embora aberto a todos os futuros empreendedores, tem um foco especial junto dos grupos mais desfavorecidos. Esta iniciativa que trabalha para apoiar empreendedorismo responsável e inclusivo – desde o desenvolvimento de planos de negócio à procurar financiamento – já apoiou a criação de cerca de 50 empresas, mais de 100 empregos e organizou mais de 550 reuniões com empreendedores.

Os outros seis vencedores desta edição são dos Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Estónia, Espanha e Alemanha que foram reconhecidos pelo seu trabalho na promoção do espírito empreendedor, por melhorar e simplificar a criação de empresas e pelo investimento em competências. Os critérios destes Prémios estão alinhados com as prioridades da Estratégia Europa 2020. Portugal apresentou a concurso outra iniciativa previamente selecionada a nível nacional: o projeto ACT – Acelerador de Comercialização de Tecnologias, promovido pela COTEC Portugal.

No mesmo dia, foi lançado o Relatório Anual 2014/2015 sobre PME Europeias que traz boas notícias: depois de anos a cortar, as PME europeias começam a crescer e a contratar. Estima-se que as PME portuguesas criem, até ao final de 2016, quase 60 000 novos postos de trabalho (um aumento de 2%).

Portugal tem sido um vencedor regular nestes prémios, em diferentes categorias. Em 2006, venceu a categoria «Redução da Burocracia» e, em 2012 e 2013, a categoria «Apoio à internacionalização das empresas» com os projetos «Douro Boys» e «Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe», respetivamente.

No ano passado,  Portugal arrecadou o primeiro prémio na categoria «apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos» com o projeto «AMS – Thinking Ahead», e ainda uma menção honrosa para o concurso «FAZ – Ideias de Origem Portuguesa», desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Este concurso é dinamizado em Portugal pelo IAPMEI.

Desde 2006, estes prémios reconhecem organismos públicos e parcerias público-privadas da UE que tenham demonstrado excelência no estímulo ao empreendedorismo e às pequenas e médias empresas (PME). Têm como objetivos aumentar o conhecimento sobre o papel essencial que os empreendedores têm na sociedade europeia e encorajar e inspirar empreendedores potenciais.

Para mais informações:
http://www.cm-lisboa.pt/investir/empreendedorismo/lisboa-empreende