Lorenzo Natali Media PrizeA Comissão Europeia lançou hoje o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015, que recompensa os melhores trabalhos jornalísticos sobre o tema do desenvolvimento e, em especial, a erradicação da pobreza.

O Comissário responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, declarou: «O Ano Europeu para o Desenvolvimento tem por objetivo informar os cidadãos da UE sobre a cooperação para o desenvolvimento, salientando os resultados que a UE, agindo juntamente com Estados-Membros, alcançou na qualidade de principal doador mundial. Por esta razão, tenho o prazer de lançar o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali, que irá recompensar alguns dos jornalistas profissionais e amadores mais talentosos que fizeram trabalhos sobre temas ligados ao desenvolvimento e à luta contra a pobreza.»

O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali deste ano é lançado sob o lema «As histórias de hoje podem mudar o nosso amanhã». O prémio coincide com o Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015 e surge um dia depois do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Com este prémio, os repórteres e os jornalistas amadores da área do desenvolvimento têm uma oportunidade única de mostrar o seu empenhamento na erradicação da pobreza no mundo e de encorajar as pessoas a contribuir para melhorar as condições de vida nas suas próprias comunidades.

Pela primeira vez, este ano, o prémio estará aberto aos jornalistas amadores, incluindo bloguistas, que concorrerão numa categoria separada. Tal como testemunhado durante a Primavera Árabe, o jornalismo amador tem o poder de formar a opinião pública e influenciar os acontecimentos políticos.

Em muitas regiões do mundo, a liberdade de imprensa está comprometida e os jornalistas correm o risco de ser alvo de ataques. A UE está empenhada na liberdade de imprensa e reconhece o importante contributo que os jornalistas, ao denunciarem a injustiça e o sofrimento, podem dar à mudança.

O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali será atribuído a um jornalista amador e a um profissional provenientes das cinco regiões seguintes:

Europa;
África;
Médio Oriente e mundo árabe;
América Latina e Caraíbas;
Ásia e Pacífico.

Cada vencedor receberá um troféu, bem como um prémio monetário no valor de 5 000 euros.
Um Grande Júri independente avaliará também todos os vencedores regionais tendo em vista a atribuição do Grande Prémio, no valor adicional de 5 000 euros. Os vencedores serão revelados e homenageados numa cerimónia de entrega dos prémios, que será realizada em Bruxelas, em dezembro de 2015.

Os jornalistas profissionais e amadores são convidados a enviar os seus trabalhos — em linha, imprensa escrita, rádio, televisão e blogues — antes de 31 de agosto de 2015.

Para mais informações:
http://europedirectbraganca.ipb.pt/wp/wp-content/uploads/2015/05/Lorenzo-Natali-Media-Prize.pdf