2013-pt-91039-sO Programa RTE-T da UE vai investir 400 000 euros em estudos técnicos para o melhoramento da infraestrutura ferroviária transfronteiriça em Portugal e Espanha, que irão contribuir para o desenvolvimento dos serviços ferroviários entre os dois países e o resto da Europa.

O programa Programa RTE-T foi criado pela Comissão Europeia para apoiar a construção e atualização da infraestrutura de transportes em toda a União Europeia.

Os estudos técnicos fazem parte de um projeto mais vasto destinado a reforçar o transporte interoperável de mercadorias e passageiros entre Portugal e Espanha, otimizando as suas ligações com o resto da Europa.

Este projeto visa criar um conjunto de normas nos domínios da catenária, compatibilidade eletromagnética, sinalização e vias férreas. As novas normas irão apoiar a implementação de uma infraestrutura ferroviária interoperável de uma via com três carris, permitindo a circulação simultânea de comboios de bitola normal e ibérica. Os resultados dos projetos contribuirão para uma conceção pormenorizada da construção.

O projeto foi selecionado para financiamento da UE com o auxílio de peritos externos ao abrigo do Convite anual à apresentação de propostas RTE-T de 2013, na prioridade «Transporte ferroviário». A sua implementação será supervisionada pela INEA, a Agência de Execução para a Inovação e as Redes da Comissão Europeia.

A data prevista de conclusão do projeto é dezembro de 2015.

Mais informações: INEA-Communication@ec.europa.eu

Para mais informações:
http://inea.ec.europa.eu/en/ten-t/ten-t_projects/ten-t_projects_by_country/portugal/2013-pt-91039-s.htm